INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA MULHER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

MARIA CRISTIANE DA SILVA

Co-autores: MARIA CRISTIANE DA SILVA, HELENA GRACIELLI DE CARVALHO ALMEIDA, JULIANA VIEIRA FIGUEIREDO, LUANA LOPES NOBRE e ANA VIRGÍNIA DE MELO FIALHO
Tipo de Apresentação: Oral

INTRODUÇÃO

A inserção da mulher no mercado de trabalho é um dos fatos que determinaram mudanças na estrutura familiar e social. Esse contexto, decorrente desta sobrecarga de trabalho, pode conduzir a mulher ao estresse emocional, resultando num acúmulo de atribuições, as quais podem colaborar de forma indubitável na Qualidade de Vida (QV) destas (PAFARO; MARTINO, 2004). Considerando-se a subjetividade e multidimensionalidade próprias do conceito de QV, surge o questionamento de como estas podem ser mensuradas. Diante dessa problemática, a criação de instrumentos para avaliar e mensurar a QV torna-se um grande desafio. De acordo com Minayo, Hurtz e Buss (2000) a avaliação da QV pode ser realizada por meio de questionários genéricos ou específicos.

OBJETIVO

Discorrer sobre os principais instrumentos utilizados para a avaliação da Qualidade de vida de mulheres nas produções científicas.

METODOLOGIA

Trata-se de um recorte da monografia apresentada ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, intitulada, "Avaliação da qualidade de vida da mulher brasileira: uma revisão integrativa". É um estudo do tipo revisão integrativa, com abordagem quantitativa, realizada por meio de um levantamento da produção científica a partir da questão direcionadora: Quais os instrumentos têm sido utilizados para avaliar a Qualidade de Vida de mulheres brasileiras?. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Base de dados de enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no Periódico CAPES buscando na CINAHL, ScientificElectronic Library On-line (SciELO.ORG), Scopus e Science Direct. A partir dos 168 artigos, foram selecionados 68 pertencentes à literatura nacional e internacional dos cinco últimos anos. Entretanto para escolha dos artigos, foram definidos os seguintes critérios de inclusão: artigos com textos completos disponíveis nas bases de dados supracitadas; no período de 2007 a 2012; artigos indexados pelos termos do mesh/ desc: qualidade de vida/ qualityoflife; saúde da mulher/ women'shealth; artigos que utilizassem instrumentos de avaliação de qualidade de vida. Para a coleta de dados, foi elaborado um instrumento para coleta de informações dos artigos. A coleta foi iniciada dia 24 de maio de 2012 até 06 de junho de 2012. Os dados foram analisados, segundo seus conteúdos, por meio da estatística descritiva e quanto à relação dos dados com o objeto de interesse em cada estudo.

RESULTADOS

Foram encontrados oito instrumentos de avaliação da qualidade de vida. Destacamos que o King's Health Questionnaire (KHQ) é um instrumento específico que possibilita a avaliação de indivíduos que apresentem a mesma condição clínica, enquanto que o World Health OrganizationQualityof Life Measures (WHOQOL-100) é genérico o que dificulta a sua aplicação em grupo com condições específicas e uma avaliação adequada da qualidade de vida deste (LANDEIRO et al., 2011).  Entretanto, o Short-Form Health Survey (SF-36) destacou-se como o instrumento genérico de avaliação da QV mais utilizado nas pesquisas recentes (GALVÃO et al., 2007; DALLANEZI et al., 2011), sendo de fácil preenchimento, com  resultados mais objetivos do que o WHOQOL-100, instrumento genérico que tem  aplicação e avaliação mais difícil que exige mais demanda de tempo se comparado a este.

CONCLUSÃO

Percebemos que apesar da diversidade de instrumentos disponíveis para avaliação da QV estes ainda são insuficientes, pois esta é bastante complexa e é necessário que o instrumento utilizado para cada pesquisa seja específico para aquela população, cultura e especificidades do ambiente onde será aplicado. Além disto, ainda são reduzidos os estudos que avaliam a QV das mulheres.

REFERÊNCIAS

DALLANEZI, G.; NAHAS, E. A.P.; FREIRE, B.F.; NAHAS-NETO, J.; CORRENTE, J.E.; MAZETO, G.M.F.S. Qualidade de vida de mulheres com baixa massa óssea na pós-menopausa. RevBrasGinecolObstet, v.33, n.3, p.133-138. 2011.

GALVÃO, L.L.L.F; FARIAS,M.C.S.; AZEVEDO, P.R.M.;  VILAR, M.J.P.; AZEVEDO, G.D. Prevalência de transtornos mentais comuns e avaliação da qualidade de vida no climatério. RevAssocMedBras, v.53, n.5, p.414-420. 2007.

LANDEIRO, G.M.B.; PEDROZO, C.C.R.; GOMES, M.J.; OLIVEIRA, E.R.A.Revisão sistemática dos estudos sobre qualidade de vida indexados na base de dados Scielo. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, n.10, p.4257-4266. 2011.

MINAYO, M.C. S.; HARTZ, Z.M. A.; BUSS, P.M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva, v.5, n.1, p.7-18. 2000.

PAFARO, R. C.; MARTINO, M.M.F. Estudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia pediátrica de Campinas. RevEscEnferm USP,v. 38, n. 2, p. 152-160. 2004.