PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA JUNTO AOS ADOLESCENTES NA ESCOLA

CAROLINE MAGALHÃES DE ALCÂNTARA

Co-autores: CAROLINE MAGALHÃES DE ALCÂNTARA, AMANDA NEWLE SOUSA SILVA, EYSLER GONÇALVES MAIA BRASIL, MILENA SIQUEIRA APOLÔNIO e MARIA VERACI OLIVEIRA QUEIROZ
Tipo de Apresentação: Oral

PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA JUNTO AOS ADOLESCENTES NA ESCOLA

Caroline Magalhães de Alcântara

Amanda Newle Sousa Silva

Eysler Gonçalves Maia Brasil

Milena Siqueira Apolônio

Maria Veraci Oliveira Queiroz

INTRODUÇÃO A atenção aos adolescentes no sistema de saúde e educação vem sendo discutida na perspectiva da abordagem multiprofissional, com vistas a melhorar o cuidado a esses jovens, que ainda tem poucas oportunidades de desenvolverem atitudes saudáveis. Contudo, o Ministério da Saúde vem procurando desenvolver estratégias mais aceitas para os adolescentes, a exemplo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes, Programa Saúde do Adolescente, dentre outros. Assim, reconhecem a escola como espaço privilegiado para práticas promotoras da saúde, preventivas e de educação para saúde. O tema saúde foi inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais, pelo Ministério da Educação, em 1997 e deve ser abordado de forma transversal dentro das possibilidades, por todas as disciplinas curriculares. Desse modo, cabe aos educadores e profissionais de saúde desenvolverem atividades integradas captando e mobilizando os adolescentes a serem protagonistas nestas ações e um dos eixos é a saúde reprodutiva e sexual destes jovens. OBJETIVO Levantar evidências da literatura acerca de como vem sendo abordado os temas saúde e promoção da saúde sexual e reprodutiva na escola junto aos adolescentes. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio da Biblioteca Virtual da Saúde nas bases de dados LILACS, BDENF e no repositório SCIELO, utilizando quatro descritores: saúde escolar, promoção da saúde, adolescente e saúde sexual. O levantamento da literatura ocorreu entre janeiro e abril de 2014, seguindo critérios de inclusão: artigos publicados em periódicos nacionais, no período de 2005 a 2013 e disponibilizados na íntegra. Foram encontrados 47 artigos, dos quais nove atenderam às exigências do estudo, os quais foram lidos atentamente e extraídas as temáticas relacionadas ao estudo: Promoção da saúde nas escolas e A atuação da equipe multiprofissional na saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes escolares. RESULTADOS Identificou-se que para atuar nas ações de vigilância e cuidados à saúde do adolescente é preciso integrar estratégias compartilhadas multidisciplinar e intersetorial. Os serviços de saúde e a escola constituem o espaço de atenção e escuta para os jovens e as famílias isolados de uma rede de proteção e solidariedade.  Promoção da saúde nas escolas - discute-se que a interação da escola e do Programa Saúde na Escola (PSE) devem ser contínuos para que se possa efetivar a promoção da saúde direcionada aos adolescentes no contexto escolar, já que é um local onde se pode explorar os mais diversos temas que envolvem a adolescência. A atuação da equipe multiprofissional na saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes escolares - discute-se que mesmo sendo o papel da equipe multiprofissional ensinar sobre sexo e sexualidade para os adolescentes, grande parte dela, carrega idéias preconceituosas. Por isso, há a importância da capacitação de profissionais para se trabalhar com este publico jovem, diminuindo o enfrentamento da ansiedade e os conflitos que o adolescente tem. Assim, poderá haver a troca de experiência e conhecimentos sem preconceitos. CONCLUSÃO A partir da literatura encontrada foi observada que a temática saúde sexual e reprodutiva é ainda pouco contextualizada no âmbito escolar, devido ao tabu e preconceito que ainda permeiam esta etapa da vida. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Guia de sugestões de atividades: Semana Saúde na Escola. Tema: Sexualidades e Saúde Reprodutiva. Brasília. Distrito Federal. 2013. GOMES, C.M.; HORTA, N.C. Promoção de saúde do adolescente em âmbito escolar. Rev. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 4, p. 486-499, out./dez. 2010. MALTA, D.C.; SILVA, M.A.I.; MELLO, F.C.M.; MONTEIRO, R.A.; PORTO, D.L.; SARDINHA, L.M.V.; FREITAS, P.C. Saúde sexual dos adolescentes segundo a Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares. Rev. bras. epidemiol.,  São Paulo ,  v. 14, supl. 1, Sept.  2011.