DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RELACIONADO COM ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ANA PAOLA DE ARAÚJO LOPES

Co-autores: ANA PAOLA DE ARAÚJO LOPES, JÉSSICA FREIRE RANGEL, REBECCA CAMURÇA TORQUATO, LARYSSA FEITOSA MENDONÇA e EDNA MARIA CAMELO CHAVES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: O Diagnóstico de Enfermagem é útil para estruturar o conhecimento da enfermagem, direcionar a necessidade de cuidados do paciente e definir o papel do enfermeiro, além de permitir o exercício do processo de enfermagem. A participação do enfermeiro durante o aleitamento materno é fundamental, pois o enfermeiro tem função educadora e assistencial, ressaltando a importância da amamentação para a consolidação da dinâmica familiar (ABRÃO, 2005). O aleitamento materno apresenta inúmeras vantagens para criança, pois, além de contribuir com o crescimento e desenvolvimento, proporciona proteção imunológica. Para mãe pode-se destacar a prevenção do câncer de mama e de ovários, assim como, uma rápida recuperação do estado físico materno pré-gravídico (VIEIRA et al, 2011). Os diagnósticos de enfermagem relacionados com o aleitamento constitui-se um instrumento metodológico eficiente, pois acrescenta mais confiabilidade ao trabalho do enfermeiro e promove um cuidado individualizado as condições de cada cliente durante o processo da amamentação.
OBJETIVO: Identificar as publicações sobre os diagnósticos de enfermagem relacionados com o aleitamento materno.
METODOLOGIA: A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados de saúde, BDENF e LILACS, no mês de abril de 2014. Foram incluídos na revisão artigos disponíveis em português que abordavam o tema diagnóstico de enfermagem e aleitamento materno. Os descritores utilizados na pesquisa foram diagnósticos de enfermagem e aleitamento materno. Encontraram-se dezoito artigos, três foram incluídos no estudo, referentes aos anos 2004,2005 e 2011. Os artigos analisados eram referentes à classificação da NANDA-I de 2009- 2011. Atualmente, dispõe-se de uma nova classificação NANDA-I ( 2012-2014).
RESULTADOS: Para amamentação, de acordo com NANDA-I (2009-2011), existem três diagnósticos: amamentação eficaz, amamentação ineficaz, amamentação interrompida. O diagnóstico de amamentação eficaz teve como características definidoras padrão eficaz de comunicação entre mãe/filho, verbalização materna satisfatória ao processo de amamentação e satisfação da criança após a mamada. Já o de amamentação ineficaz teve como características definidoras processo de aleitamento materno insatisfatório e fala de manutenção da sucção na mama. Não foram encontradas informações referentes ao diagnóstico de amamentação interrompida.
CONCLUSÃO: O estudo sobre diagnósticos relacionados com o aleitamento materno ressalta a relevância do conhecimento cientifico da equipe de enfermagem para a obtenção de argumentos consolidados sobre suas ações. A sistematização da assistência com destaque para o diagnóstico é imprescindível para a realização de um cuidado individualizado e de qualidade. Assim, a sua aplicação na prática deve ser constantemente incentivada.
REFERÊNCIAS:
ABRÃO,A.C.F.V.;GUTIÉRREZ,M.G.R.;MARIN,H.F.Diagnóstico de Enfermagem amamentação ineficaz- Estudo de identificação e validação clínica. Acta Paul Enferm,v.18,n.1,p.46-55, 2005.
VIEIRA, F.et al. Diagnóstico de enfermagem relacionados à amamentação no puerpério imediato. Rev Rene, Fortaleza, v.12, n.3, p.462-70, jul/set. 2011.
VIEIRA, C.S. Risco para amamentação ineficaz: um diagnóstico de enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília (DF), v.57, n.6 ,p.712-4,nov/dez. 2004.