EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM COM AS JUVENTUDES: DIÁLOGOS SOBRE SEGURANÇA DA PESSOA COM HANSENÍASE

GISLENE HOLANDA DE FREITAS

Co-autores: RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, DANIELE VASCONCELOS FERNANDES VIEIRA e LUCILANE MARIA SALES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetivou-se analisar reflexivamente o trabalho de educandos (as) em enfermagem na utilização de tecnologias de informação e comunicação nas práticas educativas em saúde, tendo uma web rádio como espaço para a construção de diálogos com enfoque na prevenção e controle da hanseníase com as juventudes escolares. Encontrou-se, experiência formativa a partir da análise - reflexiva, que as práticas que são vivenciadas nos territórios com os sujeitos do SUS, faz o interstício, a fenda, que ainda não é abrangida na projeção da política de segurança do paciente no Brasil. A Análise - reflexiva sobre a trajetória de formação dos (as) educandos (as) de enfermagem com incremento das tecnologias da informação e comunicação no debate com as juventudes escolares sobre a Hanseníase: controle e prevenção favoreceu a identificação de possíveis percursos que poderiam ser aprofundados e explorados como campos de saber e de potências para a integração de ações na política de segurança no setor saúde, nucleando-se nas medidas de controle desse agravo que, ainda, é considerado uma epidemia no estado do Ceará, principalmente, na capital Fortaleza. Ampliando - se, diante disso, a ótica da política de segurança do paciente para as ações de prevenção e de promoção em saúde, posto que, a grande mobilidade dos agravos em que repercutem as formas de vida e as novas representações das vulnerabilidades na coletividade requer um olhar ampliado sobre os processo produtores de saúde e de doença. Assim, novos olhares e experiências vividas sobre a formação e a pesquisa na segurança do sujeito do cuidado em enfermagem, podem adquirir potências nas publicações no meio científico, uma vez que já encontramos em outros campos de saberes dispositivos que apontam a necessidade do cuidado educativo no campo da saúde como estratégia da formação profissional.