CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRESTADOS À PACIENTES COM ESTOMAS INTESTINAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Grazielle de Alcantara Albuquerque¹
Brenda Rayane Carneiro²
Louany Carneiro Rocha³
Fábio Gomes Madeira4
Albertina Antonielly Sydney de Sousa5
INTRODUÇÃO
Estomas intestinais são cirurgias que consistem na exteriorização do cólon do íleo e do ceco, através de um orifício na parede abdominal, colostomia, ileostomia e cecostomia, respectivamente. As características normais desses estomas são vermelhos ou rosas, brilhantes, úmidos e normalmente redondos. Estomas temporários são realizados, geralmente, para evitar que as fezes passem pelo local operado antes da cicatrização, já os permanentes são realizados quando não é possível manter a função normal da evacuação de maneira permanente, por exemplo, realizadas nas situações de amputação do canal anal e do reto, e de intervenções radicais que levem ao uso definitivo de uma bolsa coletora. Enfim, o cuidado de enfermagem aos pacientes portadores de estomas intestinais é de forma emocional e física. A enfermeira especialista nessa área, de cuidado, é a estomaterapeuta.
MÉTODOS
Trata- se de uma revisão de literatura. Utilizando os descritores: estomas e cuidados de enfermagem. A coleta de dados foi realizada no dia 20 de janeiro de 2014. Dos 34 artigos publicados, 7 foram aos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos: estar disponível em língua portuguesa, estar disponível na íntegra eletronicamente e responder a seguinte pregunta: Como a literatura vem abordando os cuidados de enfermagem prestados à pacientes com estomas intestinais? Os dados foram coletados em formulário elaborado para esse fim e analisados por meio de similaridade de conteúdo.
RESULTADOS
O estudo permitiu constatar que no cuidado, de enfermagem, aos pacientes portadores de estomas intestinais, observa-se, no período pré- operatório, a consulta de enfermagem no sentido de orientá-los sobre o tratamento, já no pós-operatório, observa- se, a troca de curativo diário, o controle de eliminações e de complicações. Ademais, o cuidado de enfermagem no sistema coletor do estoma é, como, a remoção do dispositivo, a higienização e o esvaziamento da bolsa. Na higiene, o profissional precisa ter cautela, visto que o estoma sangra com facilidade. É de suma importância, também, estimular o auto cuidado dos ostomizados para possibilitá-los a independência e a reinserção social. A assistência humanizada desses profissionais contribui positivamente na evolução do quadro clinico desses pacientes, visto que estes ficam, muitas vezes, com sentimentos de rejeição, negação e depressão, por não aceitarem a sua nova condição fisiológica, visto que se sentem fora dos padrões impostos pela sociedade. Além desses cuidados, de enfermagem, é importante que a equipe oriente a família sobre a atenção e o apoio, pois estas ações se tornam fundamentais para o estomizado se aceitar, adquirindo segurança no seu processo de reabilitação.
CONCLUSÃO
Concluímos que os cuidados de enfermagem são indispensáveis aos pacientes com estomas intestinais e que além dos procedimentos técnicos fundamentados em princípios científicos realizados normalmente pelo profissional de enfermagem, é preciso que se tenha relações interpessoais com seus pacientes levando em consideração seus aspectos éticos, sociais, espirituais e suas características individuais, fazendo com que esse cuidado seja individualizado.
REFERÊNCIAS
MAURICIO, Vanessa Cristina; OLIVEIRA, Norma Valeria Dantas de and LISBOA, Marcia Tereza Luz.O enfermeiro e sua participacao no processo de reabilitacao da pessoa com estoma. Esc. Anna Nery [online]. 2013, vol.17, n.3, pp. 416-422. ISSN 1414-8145. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300003.