INTRODUÇÃO
A hospitalização de uma criança se traduz como uma situação crítica e delicada. O cuidado lúdico busca construir um agir consciente, a partir das realidades e vivências dos indivíduos envolvidos, a fim de que possam desenvolver ações reflexivas e transformadoras da realidade. Este trabalho pretende relatar ações educativas com caráter lúdico, desenvolvidas na clínica pediátrica de um hospital de referência no município de Mossoró-RN.
OBJETIVO
Desenvolver ações educativas de caráter lúdico com crianças internadas na clínica pediátrica, familiares e profissionais atuantes no setor, visando a minimizar os efeitos negativos do processo de internação infantil, bem como, a contribuir para a construção de conhecimentos compartilhados entre os sujeitos participantes do processo de cuidar.
METODOLOGIA
As ações educativas construiram-se mediante o estabelecimento de diálogos prévios entre os facilitadores, crianças, respectivos acompanhantes e equipe. Foram planejadas semanalmente a partir de visita prévia, sendo efetivadas nas quartas-feiras à tarde, nas enfermarias e no espaço da brinquedoteca da clínica pediátrica do Hospital Regional Tarcísio Vasconcelos Maia (HRTVM), em Mossoró - RN. Utilizou-se a técnica das oficinas e de rodas de conversa, lançando-se mão de dinâmicas de grupo e de recursos audivisuais, tais como: músicas, peças de teatro, fantoches, desenhos, pinturas, colagens, datashow.
RESULTADOS
Ocorreram sete ações educativas, desenvolvidas por seis acadêmicas de enfermagem sob orientação de uma professora supervisora, com duração média de duas horas cada. Participaram das ações cerca de seis a quinze crianças de zero a dez anos de idade, seus respectivos familiares e seis profissionais atuantes no setor. A metodologia de trabalho com caráter lúdico proporcionou às crianças momentos de descontração e aprendizagem. No tocante aos acompanhantes, profissionais do serviço e facilitadores, percebeu-se que as ações impulsionaram a interação no que concerne ao processo de cuidado da criança, bem como, momentos para a troca de experiências e para a construção de conhecimentos de maneira compartilhada.
CONCLUSÃO
Enfatiza- sea importância do trabalho desenvolvido para as crianças, familiares, profissionais e acadêmicas de enfermagem, considerando-se especialmente, o caráter coletivo da construção e desenvolvimento das ações educativas. Essa vivência permitiu a compreensão sobre a importância da interação entre todos os membros envolvidos no processo de cuidado da criança, especialmente, quando se utiliza uma abordagem lúdica.
REFERÊNCIAS
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