CONHECER BRINCANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS EM UMA CLÍNICA PEDIÁTRICA.

KELIANNY PINHEIRO BEZERRA

Co-autores: KELIANNY PINHEIRO BEZERRA , LORRAINY DA CRUZ SOLANO , FÁTIMA RAQUEL ROSADO MORAIS , LUCINEIRE LOPES DE OLIVEIRA e ANA RUTH MACÊDO MONTEIRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

INTRODUÇÃO

A hospitalização de uma criança se traduz como uma situação crítica e delicada. O cuidado lúdico busca construir um agir consciente, a partir das realidades e vivências dos indivíduos envolvidos, a fim de que possam desenvolver ações reflexivas e transformadoras da realidade. Este trabalho pretende relatar ações educativas com caráter lúdico, desenvolvidas na clínica pediátrica de um hospital de referência no município de Mossoró-RN.

OBJETIVO

Desenvolver ações educativas de caráter lúdico com crianças internadas na clínica pediátrica, familiares e profissionais atuantes no setor, visando a minimizar os efeitos negativos do processo de internação infantil, bem como, a contribuir para a construção de conhecimentos compartilhados entre os sujeitos participantes do processo de cuidar.

METODOLOGIA

As ações educativas construiram-se mediante o estabelecimento de diálogos prévios entre os facilitadores, crianças, respectivos acompanhantes e equipe. Foram planejadas semanalmente a partir de visita prévia, sendo efetivadas nas quartas-feiras à tarde, nas enfermarias e no espaço da brinquedoteca da clínica pediátrica do Hospital Regional Tarcísio Vasconcelos Maia (HRTVM), em Mossoró - RN. Utilizou-se a técnica das oficinas e de rodas de conversa, lançando-se mão de dinâmicas de grupo e de recursos audivisuais, tais como: músicas, peças de teatro, fantoches, desenhos, pinturas, colagens, datashow.

RESULTADOS

Ocorreram sete ações educativas, desenvolvidas por seis acadêmicas de enfermagem sob orientação de uma professora supervisora, com duração média de duas horas cada. Participaram das ações cerca de seis a quinze crianças de zero a dez anos de idade, seus respectivos familiares e seis profissionais atuantes no setor. A metodologia de trabalho com caráter lúdico proporcionou às crianças momentos de descontração e aprendizagem. No tocante aos acompanhantes, profissionais do serviço e facilitadores, percebeu-se que as ações impulsionaram a interação no que concerne ao processo de cuidado da criança, bem como, momentos para a troca de experiências e para a construção de conhecimentos de maneira compartilhada.

CONCLUSÃO

Enfatiza- sea importância do trabalho desenvolvido para as crianças, familiares, profissionais e acadêmicas de enfermagem, considerando-se especialmente, o caráter coletivo da construção e desenvolvimento das ações educativas. Essa vivência permitiu a compreensão sobre a importância da interação entre todos os membros envolvidos no processo de cuidado da criança, especialmente, quando se utiliza uma abordagem lúdica.

 

REFERÊNCIAS

 

FAQUINELLO, P.; HIGARASHI, I. H.; MARCON, S. S. O atendimento humanizado em unidade pediátrica: percepção do acompanhante da criança hospitalizada. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 609-16, 2007.

 

PAULA, C.C. et al. Cuidado de enfermagem na aventura do desenvolvimento infantil: reflexões sobre o lúdico no mundo da criança. Cogitare Enferm, v. 7, n. 2, p. 30-4, 2002.

 

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul. Enferm, v. 23, n. 2, p. 257-63, 2010.

 

DRUMMOND, I. et al. A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica.  Análise Psicológica, v.1, n. 22, p. 33-43, 2009.