JUVENTUDES ESCOLARES E SAÚDE REPRODUTIVA: MEDIAÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE VIRTUAL E REAL VIA WEB RÁDIO

SAMUEL RAMALHO TORRES MAIA

Co-autores: SAMUEL RAMALHO TORRES MAIA , RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, DANIELE VASCONCELOS FERNANDES VIEIRA , ANTÔNIO EMANUEL MARTINS BEZERRA e GISLENE HOLANDA DE FREITAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A utilização das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) consiste em uma ferramenta pedagógica eficaz que a Enfermagem deve utilizar para capacitar seus profissionais, assim como uma forma de cuidar e promover saúde aos seus mais variados usuários, nas mais diversas formas de orientação, educação em saúde, promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação do ser humano.Esta pesquisa objetiva conhecer como os jovens concebem a educação em saúde promovida pela web rádio, com foco no planejamento familiar, da série Saúde Reprodutiva e Sexual no programa Em Sintonia com a Saúde veiculado pela Web Rádio AJIR. A técnica utilizada foi uma oficina lúdica com 11 jovens de uma escola, participantes do programa em 2013. O pesquisador usou também a observação participante acompanhar o programa ao vivo, in lócus (escola), a fim de perceber como se dar a mobilização e a preparação dos alunos para integrarem e participarem, ativamente, do programa Em Sintonia com a Saúde. Para que os/as jovens tivessem acesso ao canal digital da Web Rádio, eles/elas usavam um notebook que pertencia ao vigia da escola, pois os computadores do Laboratório de Informática possuía o sistema operacional Linux, o que impede o programa Skype (canal virtual de comunicação) de ser instalado no computador e ser usado para se comunicar com a web rádio. O computador de mesa, apenas serve para enviar perguntas no mural do site www.ajir.com.br. Somente um estudante, voluntariamente, permanece durante todo o programa no notebook, enviando as perguntas para o convidado do programa responder as perguntas. Enfim, só um jovem fica encarregado de promover a comunicação entre a escola e a web rádio. Em relação a esse estudante, também ocorre um rodízio entre eles/elas. Portanto, pudemos perceber que a Web Rádio, como uma estratégia de Tecnologia de Informação e Comunicação, é uma importante ferramenta que facilita a promoção do cuidado em saúde, educação em saúde, promoção de saberes no que diz respeito aos debates mediado pelo virtual entre o público juvenil e os responsáveis pelo programa na emissora digital, tendo como contexto o tema planejamento familiar.