SATISFAÇÃO DO PACIENTE COM OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM: QUE DIMENSÕES SE SOBRESSAEM?

PERLA GUIMARÃES FEITOSA

Co-autores: ALEXANDRA DA SILVA LIMA, ROBERTA MENESES OLIVEIRA, ILSE MARIA TIGRE DE ARRUDA LEITÃO e YANE CARMEM FERREIRA BRITO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, com o objetivo de avaliar as dimensões implicadas na satisfação do paciente em hospital público de ensino de Fortaleza-CE. Realizou-se entre junho e novembro de 2013, com a amostra composta por 156pacientes em unidades de internação cardiológica e pneumologia. O estudo mostrou os domínios confiança e profissional preponderante sem detrimento do domínio profissional. As dimensões empatia, relacionamento interpessoal, humanização e disponibilidade foram destaque no primeiro domínio. No segundo, sobressaíram-se as dimensões agilidade e competência. Constatou-se que estes domínios e dimensões tiveram associação estatisticamente significativa com algumas variáveis do estudo, como faixa etária, tempo de internação e escolaridade. A assistência foi considerada boa pela maioria dos participantes. Contudo, apesar dos pacientes entrevistados mostrarem-se satisfeitos com o atendimento de Enfermagem, foram observadas várias lacunas que merecem atenção por parte dos profissionais que compõem esta equipe.