UMA REVOLUÇÃO PELOS TRAÇOS DE UM ARTISTA: UMA REFLEXÃO SOBRE O QUADRO “A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DR. TULP” DE REMBRANDT

LUIZ ALVES ARAÚJO NETO

Co-autores: VERA ROZANE ARAÚJO AGUIAR FILHA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

  Este trabalho toma como objeto de análise o quadro "A lição de anatomia do Dr. Tulp", do pintor holandês Rembrandt Van Rijn, de 1632. Considerada uma das principais obras do artista batavo, o quadro retrata uma cena marcante na história da medicina ocidental: o desenvolvimento dos estudos anatômicos, fundamentais para a prática cirúrgica e para o estudo da dinâmica corporal. Considerada uma das grandes revoluções da medicina, a Anatomia tem como principal signo o belga Andrea Vesalius e está diretamente relacionada à afirmação da prática médica na Europa. Nesse sentido, é importante destacar que a pintura de Rembrandt está situada em uma conjuntura, na qual a medicina ganhava um novo significado para a sociedade e novas demandas para a sua prática. O que esta comunicação objetiva é analisar a construção de uma ideia de medicina na tela de Rembrandt Van Rijn, compreendendo a realização e a significação do quadro "A lição de anatomia do Dr. Tulp" e articulando a percepção subjetiva do artista com as alterações no estatuto da medicina, no século XVII, a partir do desenvolvimento dos estudos anatômicos na Europa Ocidental. Adotando a perspectiva metodológica da História da Arte, será utilizada a tela de Rembrandt como fonte, visando uma reflexão em torno do fazer e do significado da obra de arte, articulando com as leituras acerca da medicina europeia no século XVII.