SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DA ENFERMAGEM NA CONSULTA DE PUERICULTURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

TEODORO MARCELINO DA SILVA

Co-autores: TEODORO MARCELINO DA SILVA , CLAUDENISA MARA DE ARAÚJO VIEIRA, NATÁLIA BASTOS FERREIRA TAVARES, ALDINO BARBOSA DOS SANTOS, FRANCEILDO JORGE FELIX e INGRID MIKAELA MOREIRA DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: O programa de puericultura se caracteriza em um conjunto de atividades baseado nas atuais evidências científicas que direcionam a assistência dos profissionais de saúde a atender de forma integral a criança. Neste sentindo, à utilização da simulação clínica no contexto pediátrico, tem se tornado uma estratégia pedagógica frequente no processo de ensino-aprendizagem da enfermagem, com vista a potencialização de competências  para o atendimento seguro à díade criança-família. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a simulação clínica acerca da consulta de puericultura como estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências da enfermagem. MÉTODO: Trata-se de relato de experiência. A simulação clínica acerca da consulta de puericultura aconteceu no dia 18 de setembro de 2019 no laboratório de Semiologia e Semiotécnica Aplicada à Enfermagem do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública da região centro-sul cearense. Participaram 39 discentes e uma docente da disciplina de Enfermagem no processo de cuidar da criança e do adolescente. A simulação no total teve duração de três horas. Utilizou-se na simulação cenário similar ao consultório pediátrico; a dramatização e tecnologias leves e duras do cuidado em saúde. Os dados foram discutidos mediante à literatura científica pertinente. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A simulação clínica oportunizou a reprodução das técnicas necessárias para a realização da consulta de puericultura, bem como a propedêutica adequada a cada situação. Ademais, contribuições no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Enfermagem no processo de cuidar da criança e do adolescente, bem como uma vivência prática e realística que possibilitou aos estudantes universitários o desenvolvimento da autonomia, confiança, resolução de problemas e uma melhor destreza manual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A simulação clínica contribuiu no desenvolvimento e na potencialização das competências necessárias para realização de um atendimento de qualidade e centralizado na criança e sua família. Portanto, sugere-se a incorporação e continuidade desta estratégia de ensino na educação dos futuros enfermeiros.