Anais do Evento Seminário Internacional do PPCCLIS; ENFERMAIO

20 anos de Enfermaio

Mensagem final - Tutora Dafne Paiva Rodrigues

Agradeço a oportunidade e a confiança  que me foram entregues há 10 anos atrás pelo colegiado do curso de enfermagem, de conduzir, partilhar, aprender, ensinar e conviver no Programa de Educação Tutorial ao longo dessa jornada (2006-2016). Foram muitos momentos importantes e marcantes na minha vida. Eu sempre disse aos meus queridos integrantes desse Programa, que o PET representa a extensão de minha família, pois é assim que nos sentimos quando passamos a conviver e partilhar a maior parte do nosso tempo e tantos afetos nesse grupo. Estou saindo, mas levando recordações e sentimentos que nem o tempo se encarregará de desfazer, pois foram muitos encontros, muitas atividades desenvolvidas nas três dimensões indissociáveis que integram o tripé filosófico do PET, muitas reuniões...muitos eventos... muita história pra contar e muitas tardes de sextas-feiras frutíferas e agradáveis.

O PET me trouxe muitos ensinamentos, e dentre estes, posso destacar que me chamou atenção para uma prática pedagógica baseada na autonomia e na construção do conhecimento; Desenvolvimento da autonomia, da participação e do exercício do pensamento crítico;   capacidade de conviver e relacionar-se com cada pessoa no grupo;  capacidade de liderança, o poder de decisão e o pensamento crítico e politizado, além da capacidade técnico-científica do grupo; capacidade de resolutividade dos problemas que emergem durante a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão e a valorização de atividades coletivas que estimulam o espírito de cooperação entre os alunos, aspecto este que o PET tem exercitado de forma contínua.

Fui convidada a fazer parte da "Família PET" e realmente, o PET me acompanhou na constituição de minha prole, desde a gestação e condução da criação de  meus dois filhos, que foram denominados até mesmo "Pet Babys", algumas vezes até participando das reuniões do PET, das confraternizações como os bota-fora e bota-dentro, Natal, Páscoa, aniversários e dentre muitas outras.

Foram 20 edições do Enfermaio, que dentre estas, tive a honra de organizar junto com o grupo as dez últimas edições, com o apoio e a adesão do curso de Enfermagem. A cada ano que passava, aprimorávamos cada edição. Os temas foram bastante diversificados e sempre sintonizados com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem. Implementado há 20 anos pela primeira tutora, profa. Dra. Maria Vilani Cavalcante Guedes (1994-2001) e se perpetuado ao longo desses anos, com a valiosa contribuição de cada uma de suas tutoras, representadas pela profa. Dra. Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa (2001-2002), profa. Dra. Edna Maria Dantas Guerra (2002-2005) e por mim (2006 - 2016). Da abrangência de temas atuais, oportunos e sempre de cunho reflexivo em torno da Enfermagem enquanto ciência do cuidado permeando a saúde coletiva, a saúde do trabalhador, a criatividade, uso de tecnologias para transformação das práticas, saúde do trabalhador, segurança em saúde, promoção da saúde, Formação do enfermeiro, Políticas de atenção a saúde, suas reformas e implicações para a prática da enfermagem e por último "A Enfermagem e seus múltiplos olhares:  saberes possíveis à internacionalização".

O Enfermaio se fortaleceu e ganhou força com a integração do I Seminário Internacional de Integração Institucional ensino - serviço do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde em parceria com o Programa de Pós-graduação em Investigação em Ciências Socio Sanitaria UCAM/Murcia/Espanha, idealizado e coordenado pela Profa. Dra. Lucilane Maria Sales da Silva. Foi a primeira integração mais direta  com os alunos da graduação e alunos do Programa de Pós-Graduação do PPCCLIS, além da busca pelos serviços de saúde com suas representações políticas e científicas, em que tivemos a participação de enfermeiros e gestores de saúde fomentando discussões enriquecedoras para a enfermagem. Essa edição conseguiu o registro do ISSN: 2446-533X  e ganhou mais reconhecimento e visibilidade pela comunidade acadêmica e científica.

Dois anos depois, para dar continuidade a essa ponte inicialmente construída no XVIII Enfermaio,  ligada a pós-graduação e ao serviço, o XX ENFERMAIO lança a rede para integrar mais uma vez o II Seminário Internacional do PPCCLIS  e a I Mostra do Internato de Enfermagem, dando assim uma firme sustentação com a possibilidade real de  estabelecer uma aliança entre docentes, enfermeiros, acadêmicos e internos de enfermagem por uma enfermagem com múltiplos olhares que transpõe as fronteiras geográficas na busca incessante  do conhecimento e para que possamos construir uma perspectiva futura do saber cuidar em enfermagem em bases científicas sólidas e humanísticas.

Acredito ter regado por 10 anos essa semente, que foi plantada no PET há 20 anos e hoje, é responsável por gerar muitos frutos que representam os egressos do PET que fazem a diferença na gestão, na assistência, no ensino e na pesquisa. Estou certa do dever cumprido ao longo dessa difícil tarefa e responsabilidade a mim incumbida, no cuidado com esses frutos e que fizeram germinar em mim também  uma semente, a semente da amizade, da confiança, do relacionamento baseado no respeito, na atenção, na igualdade, na compreensão e na comunicação autêntica e recíproca.

Continuarei sempre com vocês, não mais como tutora, mas agora, como professora, admiradora e fiel colaboradora.

Contem sempre comigo.

Profa. Dra. Dafne Paiva Rodrigues

Tutora do PET-Enfermagem de 2006 a 2016

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.