Anais do Evento Seminário Internacional do PPCCLIS; ENFERMAIO

Apresentação do Evento

O II Seminário Internacional  de Integração Institucional Ensino, Pesquisa e Serviço (SIEPS) do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, o XX Enfermaio e a I Mostra do Internato de Enfermagem caracterizou-se como um evento de grande importância para a enfermagem cearense e brasileira, tendo em vista que representou a continuidade de um debate já iniciado na primeira edição deste seminário em 2014, juntamente com o XVIII Enfermaio, evento tradicional do Curso de graduação de enfermagem que ocorre durante a semana de enfermagem no Brasil.

Esta segunda edição do Seminário Internacional ocorreu de forma integrada com o XX Enfermaio e a I Mostra do Internato de enfermagem da UECE e  congregou um total de 347 inscritos entre docentes, discentes,  profissionais e sociedade em geral, além da participação de conferencistas nacionais e internacionais e demais membros da comunidade científica da saúde e da Enfermagem, representantes da saúde no âmbito municipal, estadual e federal.

O Enfermaio é um evento organizado e  promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) com o apoio do curso de Enfermagem da UECE e consagra-se como uma atividade histórica e tradicional do grupo, por ter sido idealizada e implementada há 20 anos (desde 1996) e se perpetuado ao longo desses anos. Essa atividade integra as dimensões de ensino, pesquisa, pilares que sustentam o Programa de Educação Tutorial, que ao desenvolver essas ações de forma articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso. Essa ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilita a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social.

O PET é um programa de longo prazo que objetiva promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. Um importante meio para a concretização dessa melhoria da graduação se dá a partir da interação dos bolsistas do Programa com o corpo docente e discente da instituição em nível de graduação e de pós-graduação e da participação em atividades características de programas de pós-graduação.

Nesse contexto, a iniciativa de realização do XX Enfermaio com o II SIEPS e a I Mostra do Internato em Enfermagem ilustraram bem o alcance desses propósitos, quando enfocaram um tema de magnitude importância, que é a Enfermagem e seus múltiplos olhares: saberes possíveis a internacionalização, as estratégias de internacionalizar a formação de estudantes, da graduação a pós-graduação e a importância de valorizar os saberes locais, nacionais e internacionais. Sejam bem vindos a navegar nessa página e a compartilhar os produtos desse profícuo debate que ocorreu ao longo desses três dias.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.