1. Adriano Hertzog Vieira (Ecotransd/ Inst. Saber Cuidar/Brasília): educador, Doutor e Mestre em Educação, Bacharel e Licenciado em Filosofia e Licenciado em Pastoral Catequética. Tem formação em Psicanálise Clínica e Orientação Vocacional. Atuou como professor em todas as fases do ensino, dedicando-se, desde 2003, à formação de professores no âmbito da Educação Superior. Tem experiência de gestão na Educação Básica, onde foi Supervisor Pedagógico, Vice-Diretor e Assessor. Trabalha, desde 2003, na Universidade Católica de Brasília, na docência nos cursos de Pedagogia, Normal Superior, PROFORM e Filosofia. Na UCB foi gestor de projetos de extensão, Diretor do Curso de Pedagogia, Diretor de Programas de Pastoral e Diretor de Programas Comunitários. Fez parte do Comitê Assessor de Extensão, da Comissão Própria de Avaliação, do Conselho Consultivo da Reitoria, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e de várias comissões e grupos de trabalho. Participou do grupo de pesquisa "O Estudo e Ensino da Filosofia à Luz da Teoria das Representações Sociais", é membro do grupo de pesquisa "Ecologia dos Saberes, Docência e Transdisciplinaridade". Assessorou instituições e redes de educação nas reformulações curriculares, formação de professores e planejamento escolar. É autor do livro "Eixos Significantes: Ensaios de Um Currículo da Esperança na Escola Contemporânea" (Brasília: Universa, 2008), organizou, com Maria Cândida Moraes e Juan Miguel Batalloso, o livro "A Esperança da Pedagogia: Paulo Freire - Consciência e Compromisso" (Brasília: Liberlivro, 2012). É autor de vários artigos em periódicos e capítulos de livros. Palestrante e conferencista em âmbito nacional e internacional, trabalha os temas relacionados à educação contemporânea, currículo, formação docente, pensamento complexo e transdisciplinaridade.
2. Alfredo Pena-Veja (EHESS/CNRS-França): doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, professor no Centro de Estudos Transdisciplinares da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e na Universidade de Nantes. Coordenou trabalhos em sócio ecologia sobre a percepção de catástrofes e problemas ecológicos decorrentes do incidente de Chernobyl nos territórios contaminados da República Bielorrusia, Ucrânia e atualmente em Fukushima, no Japão. Responsável científico por vários programas de pesquisa sobre as consequências sócio ecológicas da catástrofe de Chernobyl, é especialista na percepção das crises e da consciência social de catástrofes. Alfredo Pena-Vega é colaborador desde o início dos anos 90, com Edgar Morin, em diversos projetos de pesquisa europeus: Sustentabilidade através de aspectos ecológicos, econômicos e sociais do meio ambiente, Universidade Europeia de Verão, Instituto Internacional de Pesquisa, Política de Civilização. É membro fundador, com o senador Cristóvão Buarque, do Tribunal de consciência de crimes contra a natureza. Diretor científico do projeto « Pacto Mundial dos jovens pelo clima » - COP21.
3. Álvaro Schmidt (ECOTRANSD/SPDM/SP): Pedagogo com mestrado em gestão escolar pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, mestrado em filosofia da educação pelo Centro Universitário Nove de Julho e doutorado em currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou por vinte anos como professor universitário nas disciplinas de filosofia da educação e gestão escolar. Foi coordenador de curso de pedagogia em universidades do vale do Paraíba no estado de São Paulo e professor convidado da Universidade de Barcelona, Espanha. Atualmente trabalha na SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) como coordenador da área de desenvolvimento de pessoal. Atua como consultor educacional para a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e é membro do grupo de pesquisa Ecotransd do CNPq.
4. Américo Sommerman (SP): Graduado em Filosofia. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, em co-tutela com a Université François Rabelais de Tours, França. Doutor em Difusão do Conhecimento (2008-2012): Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar - Universidade Federal da Bahia, Laboratório Nacional de Computação Científica, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade do Estado da Bahia, FIEB/SENAI/CIMATEC - sediado na Faculdade de Educação (FACED) da UFBA e co-promovido pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IAC) da UFBA. Primeiro editor e tradutor brasileiro de Plotino, neoplatônico do século III d.C. Primeiro editor e tradutor brasileiro de Jacob Boehme (1575-1624), grande metafísico alemão do século XVII. Primeiro editor brasileiro de uma compilação do Sêfer Ha-Zohar (O Livro do Esplendor), obra máxima da mística judaica. Fundador e diretor da Polar Editorial e Comercial Ltda ME (1996-atual). Co-criador do Centro de Educação Transdisciplinar - CETRANS (1998-atual). Membro ativo do Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires - CIRET (desde o ano 2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Tem nove anos de formação, 10a faixa (preta), em Kung Fu: oito anos de formação no estilo Louva-a-deus e um ano e meio no estilo Shaolin dos monges guerreiros do Monastério Shaolin situado nas montanhas Song, na província de Henan, China, criado no século VI.
5. Ana Cecilia Espinosa Martinez (México): Doctora en Educación por la Universidad Nacional Estatal a Distancia de Costa Rica. Maestra en Ciencias de la Educación con especialidad en investigación y docencia, por la Universidad del Valle de México y Licenciada en Contaduría por el Centro de Estudios Universitarios Arkos de Puerto Vallarta, Jal. México, donde funge como Directora General. Creó y dirige la Gaceta Universitaria Visión Docente Con-Ciencia que difunde trabajo sobre transdisciplinariedad y educación. Tiene obra y artículos publicados sobre transdisciplinariedad y complejidad para la educación superior.
6. Andréia Morais Magliano (Instituto Alana): Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2005) e especialização em tecnologias aplicadas a educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é pesquisadora da Universidade de São Paulo (mestrado) estudando principalmente os temas: educação, projetos de vida, ética, relações entre cognição e afetividade.
7. António Nóvoa (Un. De Lisboa): Doutor pela Universidade de Genebra em ciências da educação, atualmente é Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Reitor da Universidade de Lisboa. Foi também Vice-reitor da mesma universidade e consultor em educação da Presidência da República de Portugal (1996-1999), recebendo em 2005 a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Entre 1978 e 1986 lecionou na Universidade de Genebra.
8. Carlos Alberto Emediato (Peace Globalnet/SP): Possui doutorado em Politics of Education - Stanford University (1979) coordenador executivo do Instituto de Estudos do Futuro. Atualmente é diretor - Produção Independente Ltda. e coordenador executivo do Instituto de Estudos do Futuro.
9. Celina Magalhães Ellery (Instituto Aliança): Mestre em Serviço Social (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); Especialista em Psicologia Comunitária (Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ) e em Preparacion, Evaluacion y Gestion de Proyectos de Desarrollo Local. (Istituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Economica y Social(ILPES)/Instituto de Cooperación Iberoamerica(ICI), Santiago de Chile); com Formação Internacional em Desenvolvimento Comunitário - FELLOWS IX (Fundação KELLOGS/Partners of the America, Estados Unidos, América Latina/ Caribe). Graduada em Serviço Social (Escola de Serviço Social/Universidade Federal do Ceará - UFC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Consultora em Monitoramento e Avaliação (Instituto Aliança/Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID).
10. Claudia Fadel (SESC/RJ): Graduada em Letras e em Interpretação Simultânea Português-Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Claudia Fadel é mestre em Educação pela Framingham College (EUA) e doutoranda da Teachers College, da Universidade de Columbia (Nova York), com MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Publicou artigos em publicações nacionais e internacionais e foi agraciada, em 2011, com o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados e do Senado Federal. É diretora da Escola Sesc de Ensino Médio.
11. Claudiana Alencar (UECE): Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós- doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Sob a perspectiva pragmática, suas pesquisas partem dos conceitos de atos de fala, gramática cultural, jogos de linguagem para discutir a configuração de uma Pragmática Cultural que dialogue com os estudos da cultura, do gênero, da violência, dos movimentos sociais e com as teorias descoloniais. Publicou o livro Linguagem e medo da morte: uma introdução à Linguística Integracionista; (2009) pela EdUECE e Nova Pragmática: modos de fazer (2014), organização em co-autoria pela Cortez. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa Estudos Críticos da Linguagem. Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos na linha de pesquisa Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada, da ANPOLL (2012-2014). Atualmente é Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará.
12. Claudio Naranjo (Chile): Psiquiatra chileno, professor de renomadas universidades dos EEUU e da Europa, foi discípulo e sucessor de F. Perls e se converteu em uma referência mundial da terapia Gestalt. É considerado um pioneiro da Psicologia Transpessoal e na integração entre psicoterapia e espiritualidade. Para ele, a educação é a única forma de mudar o mundo. Uma educação para a consciência, para o desenvolvimento da mente, da afetividade e espiritualidade é o que ele nos propõe.
13. Cristiane Carvalho Holanda: mestre em Educação pela UFC, graduada em Pedagogia, pela UFC, especialista em Supervisão Escolar pelo SESNIRJ e Psicologia Transpessoal pela UVA. É professora e coordenadora dos cursos de Especialização em Educação Especial, Educação Biocêntrica, Relações Humanas e Dinâmicas de Grupos, Gestão Escolar e Educação Infantil. Possui formação na Área de Mediação de Conflitos, Dinâmica de Grupo, Dinâmica Energética do Psiquismo, Gestalt Terapia, Biodança e Técnicas de Renascimento e outros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Área de Didática e Prática de Ensino, é Professora Assistente VIII da Universidade Vale do Acaraú (UVA). Exerceu o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado do Ceará de 2007 a 2014, foi Coordenadora Geral do Fórum Estadual de Educação - FEE/CE. Atualmente exerce o cargo de Coordenadora de Articulação de Políticas Sociais da Vice Governadoria do Estado do Ceará.
14. Cristovam Buarque (Senador da República - Brasilia): Recife, 1944. É um engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário, político e escritor. É o criador da Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Foi reitor da Universidade de Brasília de 1985 a 1989. Foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1998. Foi eleito senador pelo Distrito Federal em 2002. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018. Cristovam publicou 33 livros sobre Economia, História, Sociologia e sobretudo Educação, além de livros de ficção, inclusive três infantis. Vale a pena citar: O que é Apartação - o apartheid social no Brasil (1993); A Cortina de Ouro - os sustos do final do século e um sonho para o seguinte (1994); Admirável mundo atual - dicionário pessoal dos horrores e esperanças do mundo globalizado (2001); e o ultimo O erro do sucesso - a civilização desorientada e a busca de um novo humanismo (2014).
15. Custódio Almeida (Vice-Reitor da UFC): Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica e Dialética, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Educação, Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica. Assumiu vários cargos de gestão administrativa na Universidade Federal do Ceará: Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (1995-1996), Coordenador do Curso de Graduação em Filosofia (2000 a 2003), Coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação (2003-2007), Diretor do Instituto de Cultura e Arte - ICA (2008-2011), Pró-Reitor de Graduação (2007-2015).Foi Presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES (2013-2015).
16. Ecleide Furlanetto (UNICID/SP): Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, desenvolve pesquisas e projetos a respeito de formação de professores, matrizes pedagógicas e aprendizagem de adultos.
17. Edgar de Assis Carvalho (PUC/SP): Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968), Doutorado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Pós-Doutorado pela Ecole des Hautes en Sciences Sociales, EHESS (1980) e Livre-Docente pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP (1995). Atualmente é professor titular de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade, Membro do Conselho Científico da Universidad del Mundo Real, Hermosillo, México. Representante da Cátedra itinerante da UNESCO Edgar Morin. Trabalhos, livros, artigos, orientações de dissertações e teses na área da Teoria Antropológica Contemporânea e Antropologia dos Sistemas.
18. Edgar Morin (França): Um dos grandes pensadores franceses da atualidade, com mais de 80 livros publicados em mais de 20 idiomas. Referencial obrigatório quando se fala de mudança de paradigma na educação e na ciência em geral. Um dos pensadores mais emblemáticos dos séculos XX e XXI. De maneira unânime, é a figura mais importante do Pensamento Complexo.
19. Eduardo Weaver (Coordenador da Educação Gaia e Presidente da Ecosintonia) - Brasilia: Engenheiro eletrônico pela PUC-RJ, Master of Science pela University of Birmingham, Inglaterra, MBA em Gestão Empresarial pelo INPG de São José dos Campos.Presidente da Ecosintonia - Design em Sustentabilidade, Coordenador do curso Educação Gaia em Brasília e outras cidades, professor em cursos de pós-graduação. Diretor da Editora Teosófica e da OSCIP União Planetária. Conferencista e entrevistador com presença regular na TV. Conhecedor das tradições indianas, instrutor de yoga e meditação.
20. Eleonora Badilla-Saxe (U. Costa Rica/Vice-Reitora da Universidade La Salle): Vicerreitora Académica da Universidade De La Salle. Também é Catedrática da Universidade de Costa Rica onde dirige a Red Institucional de Formacao e Avalizacao Docente RIFED. Anteriormente dirigiu o Centro de Avaliação Acadêmica e foi subdiretora da Escola de Formação de Docentes da Faculdade de Educação, onde dirige projetos de pesquisa. Assessora de diversos projetos de educação e tecnologia em diferentes países da América Latina. Foi pesquisadora convidada do Consorcio Digital Nations do Laboratório de Mídias (Media Lab), do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Foi assessora do Ministro da Educação de Costa Rica, gerente do Departamento de Informática Educacional do Ministério da Educação Pública e diretora do Centro Nacional de Didática (CENADI). Foi diretora do Programa Pequeñas Comunidades Inteligentes na Fundação Costa Rica para o Desenvolvimento Sustentável. Na Fundação Omar Dengo, ocupou os cargos de Coordenadora Pedagógica e Diretora do Programa de Informática Educacional MEP-FOD. Diretora do Programa de Informática para Todos e Coordenadora do Centro de Inovação Educacional. Autora de vários artigos em revistas especializadas.
21. Elimar Nascimento (UnB/CDS): Sociólogo, com doutorado pela Universite de Paris V (Rene Descartes, 1982), professor associado na Universidade de Brasília, lotado no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da mesma Universidade. Foi professor nas Universidades de Maputo (Moçambique), Federal da Paraíba e Federal de Pernambuco. Participou dos governos de Miguel Arraes (PE) e Cristovam Buarque (DF). Trabalhou em Moçambique no governo Samora Machel. É membro do conselho científico do IIRPC. Tem experiência de pesquisa, gestão e planejamento. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: políticas públicas, conflitos sociais e ambientais, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade e turismo. É coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Turismo Sustentável (LETS).
22. Fátima Limaverde (UNIPAZ/Escola Vila): Educadora e Ambientalista. Fundadora e Diretora da Escola Vila em Fortaleza, desde 1981. Faz parte da criação da Pedagogia Ecossistêmica: Educação Transdisciplinar da Escola Vila. Responsável pela concepção da Coleção Cuidando do Planeta Terra - Material Didático Transdisciplinar - Pedagogia de Projetos da Editora da Vila. Atua na Sumaúma - Assessoria e Consultoria em Educação Ltda, como facilitadora em formações para professores e assessoria. Coordenadora Geral da Unipaz no Ceará.
23. Ítalo Dutra (Diretor SEB/MEC): Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2006, possui Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Foi Coordenador Geral de Ensino Fundamental, da Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação no período de maio de 2013 a amio de 2015. Atualmente é Diretor da Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Também é professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo líder de grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d). Além disso, atua como pesquisador colaborador do Institute for Human and Machine Cognition desde 2003 na pesquisa e no desenvolvimento do software para construção de mapas conceituais CmapTools. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, mapas conceituais, informática na educação, formação de professores, processos de conceituação e aprendizagem mediados por uso de tecnologia. Além disso, Coordenou o Projeto Um Computador por Aluno no Colégio de Aplicação e o Programa de atendimento aos Jovens de 15 a 17 anos que ainda se encontram no Ensino Fundamental apoiado pelo MEC e em parceria com Secretaria Estadual de Educação do RS. Foi membro da Comissão de Pesquisa e, no período de 2007 a 2010, Coordenador da Comissão de Ensino do CAp.
24. Izabel Petraglia (FMU/SP): Pós-doutora pelo Centro Edgar Morin, da EHESS - Paris. Doutora em Educação, pela USP e Mestre em Educação, pela PUC/SP. Psicóloga e Pedagoga. Desenvolveu atividades de gestão acadêmica, em funções de diretora de Faculdade, coordenadora de Programa de Pós-Graduação e diretora de Pesquisa. Realizou assessoria acadêmica e consultorias em Educação. Desenvolve pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, especialmente, sobre os temas: transdisciplinaridade, educação e complexidade, complexidade nas organizações e pensamento complexo. É professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Administração - Acadêmico e Profissional -, do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UNIFMU, em São Paulo. Líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, cadastrado no diretório de grupos do CNPq. Autora de vários livros, capítulos e artigos publicados em revistas científicas.
25. Iziane Silvestre (Banco Palmas/Ceará): Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (2015). Auxiliar de coordenação pedagógica do Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária, Brasil.
26. Jacqueline Moll (UFRGS): Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1986), Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona (1997). Atualmente é professora associada 4 da Faculdade de Educação e professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: bioquímica da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É, também, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília. Trabalhou no Ministério da Educação no período de 2005 a 2013, tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental e ingressou no magistério superior em 1987 como professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal de Pelotas. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas e relações entre escola e cidade, e, educação integral. Coordenou no Ministério da Educação a implantação do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional) no período de 2005 a 2007 e do Programa Mais Educação, no período de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil.
27. João Henrique Suanno (UEG/Goiânia): Pós-Doutor em Educação, pela Universidade de Barcelona-ES, sob orientação da profa. Dra. María Antònia Pujol Maura. Doutor em Educação - 2013 - UCB/DF, sob orientação da profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Mestre em Educação - 2006 - Universidad de la Habana/PUC-GO. Psicopedagogo - 1994 - UCG/GO. Psicólogo 1991/1 UCG/GO. Membro do Grupo de pesquisa ECOTRANSD: Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação, coordenado pela profa. Dra. Maria Cândida Moraes - UCB/DF. Pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB e RIEC Brasil. Organização, participação, apresentação e publicação de trabalho no IV e V Fórum Internacional de Inovação e Criatividade na Educação, 2012-Espanha e 2013-Brasil.
28. Juan Miguel Batalloso Navas (ECOTRANSD/Espanha): Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Sevilla (ESPANHA). Graduado e licenciado em Filosofia e Ciências da Educação. Orientador escolar e formador de professores. Colaborador da Revista de Diálogos, especializada em Educação de Adultos. Membro da secretaria técnica do Instituto Paulo Freire da Espanha. Foi professor de Ensino Fundamental e chefe do Departamento de Orientação de institutos de Educação Secundária na Espanha. É autor de livros e diversos artigos, além de conferencista nacional e internacional, atuando especialmente no Peru e no Brasil.
29. Juan Miguel González Velazco (Un. Mayor de San Andrés/Bolivia): Ph.D. Presidente de la Cátedra de Educación Transcompleja Coordinador del Doctorado Educación-Complejidad EMI-La Paz, Bolivia Investigador de Curriculo Complejo Arbitro y consultor internacional Miembro del Comité Académico-Científico del IPCEM Instituto Peruano del Pensamiento Complejo "Edgar Morin" y de CIET (Centro Internacional de Estudios Transdisciplinarios) Miembro de la Comunidad Internacional del Pensamiento Complejo.
30. Kaká Werá (indígena caiapó, do grupo dos txucarramães): Kaká Werá Jecupé é um escritor, ambientalista e conferencista brasileiro de origem indígena caiapó, do grupo dos txucarramães. É fundador do Instituto Arapoty, empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiro da Bovespa Social & Ambiental. Leciona, desde 1998, na Universidade da Paz (Unipaz) e na Fundação Peirópolis.
31. Kelma Matos (UFC): Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001), Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia 9UFBA). Atualmente é professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Juventudes, Escola, Educação Ambiental, Cultura de Paz, Valores Humanos e Educação e Espiritualidade.
32. Lia Diskin (APA/SP): Fundadora da Associação Palas Athena (São Paulo-SP). Conhecida internacionalmente por seu trabalho em favor dos Direitos Humanos e do pacifismo, é escritora e recebeu o Prêmio UNESCO 2006 em Direitos Humanos e Cultura de Paz. Membro da World Wildlife Fund (Fundo Mundial para a Natureza). Criadora do Projeto Gandhi e a Não-Violência, realizado junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Criadora e coordenadora do projeto Não-Violência e Segurança Pública, junto à Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo. Coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz, um programa da UNESCO. Em nome do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz recebeu o VIII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos concedido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo. Criadora e conselheira de inúmeros programas nacionais de Paz. Tradutora e editora de mais de 40 livros. Autora e coautora de livros sobre filosofia e educação, entre eles: Ética, Valores e Cidadania, Editora Peirópolis - SP; Uma Ética para o Terceiro Milênio, Editora Mercuryo-SP; O Dragão e a Borboleta, Editora Axis Mundi; Paz, como se faz?, editado pela UNESCO junto ao Governo do Rio de Janeiro; Diálogo entre as Civilizações - a experiência brasileira, Centro de Informações da ONU no Brasil e Cultura de Paz - Redes de Convivência, SENAC-SP.
33. Lidia Brito (Representante da UNESCO em Ciência para América Latina e o Caribe): Moçambicana, diretora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para América Latina e Caraíbas. Dirige o escritório deste organismo mundial na área de ciências.
34. Lílian Pacheco - Pedagogia Griô (Grãos de Luz /Bahia): Sócia fundadora, educadora biocêntrica, coordenadora pedagógica e de projetos da Associação Grãos de Luz e da Ação Grio Nacional.
35. Lilia Sales (Pró-reitora de Graduação da UNIFOR): Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito Constitucional, Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, Diretora-presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Ceará (Mediação Brasil), Membro/Consular do Conselho do Global Center dos EUA e Membro do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico(FUNCAP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Mediação de Conflitos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direitos fundamentais e Mediação e Negociação de Conflitos. Autora e coautora de vários livros dentre os quais Justiça e Mediação de Conflitos (2004), e autora de vários artigos científicos em revistas qualificadas (CAPES) e artigos de divulgação científica.
36. Lucia Helena Grangeiro Fonseca (UECE): Graduação na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda pela Universidade Federal de Pernambuco (1980),mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, (1993). Especialista em Educação a Distância (UNB - Brasilia em convenio com a /UNED/Espanha). Diploma de Estudos Avançados (2008) equivalente ao mestrado em Educação Ambiental no Programa de Doutorado em Educação Ambiental, na Universitat de Les Illes Balears/ Espanha, tendo defendido a tese em 12 de junho de 2009, aprovada por unanimidade pelo Tribunal, com conceito excelente, para o título de Doutora pela Universitat de Les Illes Balears. Atualmente é membro efetivo da Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental -NEREA-Investiga / Espanha e professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, aprendizagem em rede, educação a distância e informática educativa. De 2012 até 2014 respondeu pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente aposentada.
37. Lucila Pesce (UNIFESP): Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Membro do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro de três redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University), RIES (Red Internacional Ecología de los Saberes, Universidad de Barcelona). Membro do Comitê Gestor do LIFE - Unifesp: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES). Foi coordenadora regional do GT de Avaliação do PROUCA (Programa um Computador por Aluno), pelo estado de São Paulo, de março de 2010 a dezembro de 2012. Tem investigado nas seguintes áreas: Políticas de Formação de Professores e Mídias Digitais; Formação inicial e continuada de professores e Mídias Digitais; Educação básica e Mídias Digitais; Linguagem, Educação e Cibercultura. site: http://sites.google.com/site/lucilapesce/
38. Luiz Carrizo (UNESCO/Uruguai): Psicólogo, especializado en Psicología Social. Magister en Desarrollo Regional y Local. Doctorando en Ciencias Sociales, Universidad Sorbonne-Nouvelle Paris 3 y Universidad de Buenos Aires. Desde 2014 se desempeña como Consultor del Sector de Ciencias Sociales y Humanas en la Oficina Regional de Ciencias de UNESCO para América Latina y el Caribe. Fue Vicerrector Académico del Centro Latinoamericano de Economía Humana | CLAEH (2006-2010) y Coordinador de su Unidad de Investigación y Políticas Públicas. Entre 2010 y 2014 se desempeñó como Coordinador del Centro de Estudios e Investigación en Administración Pública (CEIAP, Escuela Nacional de Administración Pública). Consultor y asesor de diversos organismos internacionales (UNESCO, UNFPA, OEA, BID, OEI, SEGIB, CLAD). Entre sus publicaciones, destacan "Una nueva estrategia de gobernanza local. La Intermunicipalidad en América Latina" (URB-AL III, 2012), "Cohesión social en Uruguay: Claves para el diseño y la gestión de políticas públicas" (CLAEH-SEGIB, 2012), "Una experiencia innovadora de profesionalización de la Administración Pública" (ENAP/ONSC, 2011), "Gestión social del desarrollo y lucha contra la pobreza" (UNESCO/CLAEH/CAF, 2007), "Desarrollo Local y Gobernanza" (UNESCO/CLAEH/CAF, 2006), "Transdisciplinariedad y Complejidad en el Análisis Social" (UNESCO, 2004), "Tolerancia y Democracia Cotidiana" (UNESCO, 1996).
39. Luiz Lacerda (UECE e secretaria das cidades/Gov.Ceará): Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (1990). Especialista em Saúde Pública, em Saúde Mental e em Gestão de Ensino Superior. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Doutorando em Psicolinguística pela Universidade Livre de Amsterdam. Psicólogo clínico. Atuação em universidades, hospitais e outras organizações públicas e privadas. Técnico Social do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, com atuações voltadas para o desenvolvimento de pessoas.
40. Luiz Razeto Migliaro (Univérsitas Nueva Civilización/Chile): Profesor de Filosofía, Licenciado en Filosofía y Educación, y Magister en Sociología. Es integrante de las siguientes instituciones: Director de la Fundación Solidaridad, Director de la Fundación Habitat para la Humanidad (Chile), Fundador del Instituto para el Estudio de la Cultura y Tecnología Andina, Presidente de UVIRTUAL.NET Educación Universitaria S.A., Presidente Cooperativa "Trabajo en Amistad".
Sus principales trabajos académicos han sido:
1969-1973. Profesor y Director del Departamento de Ciencias Sociales, Universidad Técnica del Estado, Chile.
1975-1980. Profesor en la Facoltá di Scienze Statistiche ed Attuariali, Università degli Studi di Roma, Italia
1978-1980. Investigador del Istituto di Antropologia Culturale, Università degli Studi di Perugia, Italia.
1981-1994. Investigador en el Programa de Economía del Trabajo; Chile.
1995-1999. Profesor Escuela de Ingeniería, Universidad de Chile.
1995-1996. Director Escuela de Economía, Universidad Bolivariana.
1998-2007. Vicerrector Académico de la Universidad Bolivariana (Chile)
2007-2009. Director General de Postgrados, Universidad Bolivariana (Chile)
2008- 2011. Director del Magíster en Economía Solidaria y Desarrollo Sustentable, de la Universidad Bolivariana (Chile)
2002-2011. Profesor del Magíster de Etica Social y Desarrollo, de la Universidad Jesuita Alberto Hurtado (Chile). Ha dictado numerosos cursos y conferencias sobre los temas de su especialidad en Universidades, Centros de Estudio y ONGs de Argentina, México, Brasil, Colombia, Venezuela, Uruguay, Perú, Canadá, España, Italia, Alemania, Francia, Bélgica y otros países europeos y latinoamericanos. Ha realizado un vasto trabajo de asesoría y capacitación a organizaciones de economía solidaria, microempresas, programas de desarrollo local y afines, en Chile y en diversos países latinoamericanos.
Sus principales obras y trabajos se encuentran disponibles en el sitio www.luisrazeto.net.
41. Luiz Síveres (UCB/DF): Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Especialista em Aprendizagem cooperativa e tecnologias educacionais pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Saúde de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e Pós-Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida (2015); Universidade - Torre ou Sino? (2006); A dimensão humana do processo educacional (2001); Organizador dos livros: A extensão universitária como princípio de aprendizagem (2013; Processos de aprendizagem na extensão universitária (2012); Avaliação na educação superior - distintos olhares (2007). Co-organizador dos livros: A formação psicossocial do professor - As representações sociais no contexto educacional (2015); Há esperança, outro mundo é possível (2011); Transcendendo fronteiras (2011); Ensaios sobre a justiça social (2009). Foi Pró-Reitor de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação e atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.
42. Manfredo Oliveira (UFC): Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza(1962), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma(1966) e doutorado em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian(1971). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas:Filosofia Transcendental, Reflexao, Subjetividade.
43. Manoel Andrade Neto (Escola de Pentecostes - UFC): Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Química Orgânica - Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (1997) e pos- doutoramento em quimica de fungos na universidade de Iowa - EUA. Atualmente é professor - Departamento de Química Orgânica e Inorgânica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Isolamento e identificação de metabolitos secundarios de plantas e microoganismos, análise de óleos essenciais, atividades inseticida e nematicidade de metabólitos secundários. Desenvolve atividades de extensão universitária na área de educação, atuando em comunidades de origem popular. Atualmente é coordenador da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC. (Texto informado pelo autor).
44. Marco Aurélio Bilibio (União Planetária/Brasília): Possui mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é colaborador do Instituto Superior de Educação Ocidente. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, sociedade de consumo, saúde ambiental, conferências e alienação.
45. Marcos Arruda (PACS): Marcos Arruda, economista e educador, coordenador do PACS - Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Rio de Janeiro), professor da Universidade Internacional da Paz e do Programa Educação Gaia, e sócio do Instituto Transnacional (Amsterdam). Professor visitante em universidades do Brasil, Suíça, e Estados Unidos. Mestre em economia do desenvolvimento pela The American University, EUA, e doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense.
46. María Antónia Pujol (GIAD/UB/Barcelona): Professora titular do Departamento de Didática e Organização Educacional da Universidade de Barcelona. Doutora em Filosofia e em Ciências da Educação. Sua atividade docente e de pesquisa se realiza sobre estratégias de aprendizagem no âmbito da Didática, tanto na vertente de formação inicial como na formação contínua. Seus artigos e publicações mais relevantes focalizam propostas didáticas, estratégias de aprendizagem e inovações curriculares para a aprendizagem precoce. Coordena o Seminário de Cinema Formativo, é membro do grupo de Transdisciplinaridade e Educação da UB, e do grupo de Pesquisa e Assessoramento Didático da mesma instituição.
47. Maria Neves Alves (Associação Transd. Desenv. Sustentável - Bragança/Portugal).
48. Maria Cândida Moraes (UCB): Possui mestrado em ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasilia e pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Foi assessora de planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e foi pesquisadora da CAPES. Foi também pesquisadora - visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora agregada da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes - RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de uma centena de conferências e palestras em sua área de atuação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, didática, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação, educação a distância.
49. Maria da Conceição Almeida (GRECOM/UFRN): Antropóloga, graduada em Sociologia e Política (Natal-RN). Professora da UFRN. Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFRN. Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM/UFRN. Membro da Association pour la pensé complexe (Paris). Membro do Conselho Científico da Catedra para la Transdisciplinaridad (Valladolid/Espanha). Colaboradora e consultora da Multiversidad Mundo Real Edgar Morin. Membro da cátedra itinerante - Unesco- Edgar Morin - Universidad Del Salvador/ Instituto Internacional para o Pensamento Complexo Tem experiência na área de antropologia e complexidade, com ênfase em epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: complexidade, educação, cultura, ciência e conhecimento.
50. Maria Dolores Fortes Alves (Ecotransd e UFAL/Alagoas): Professora da Universidade Federal de Alagoas-UFAL; Doutora e Mestre em Educação - PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga - UNISA;Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos-Fundação Petrópolis; Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); lider do GP PAII (Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras), autora de diversos artigos e livros.
51. Maria Izolda Cela (Vice-Governadora do Estado do Ceará): é a atual vice-governadora do Estado do Ceará - gestão Camilo Santana. Como secretária da Educação do Estado, cargo que ocupou entre 2007 e 2014, foi responsável pela implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), modelo que virou referência nacional e é utilizado pelo Governo Federal como política de educação para todo o país. Além disso, foi secretária da Educação do município de Sobral (2004 a 2006), na região norte do Ceará. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Tem ainda especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, além de estudos em educação infantil pela Universidade Estadual do Ceará.
52. Maria Lucia Rodrigues (NEMESS/PUC/SP): Possui graduação em Serviço Social (1970), mestrado (1976) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado no Centre DÉtudes Transdisciplinaires da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/França). Tem experiência na área de Serviço Social, Pesquisa e Educação, com ênfase em Fundamentos e Serviço Social Aplicado. Coordena um Núcleo de Estudos e Pesquisas priorizando os seguintes temas: serviço social, estudos da complexidade, práticas sociais, conhecimento e transdisciplinaridade. É membro do Conselho Acadêmico Internacional da Multidiversidad Mundo Real Edgar Morin - Hermosino/México.
53. Marilda Behrens (PUC/PR): Aparecida- Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Federal do Paraná (1973), Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular, dentre outras atividades desenvolvidas destaca a docência no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas, metodologias inovadoras, complexidade e transdisciplinaridade. Atua como avaliadora no comitê cientifico da ANPEd-Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Participa de uma REDE de Pesquisa em Formação de professores num paradigma da complexidade, da PUCPR com a Universidade do Porto e com a Universidade de Lisboa incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.
54. Marilza Suanno (UFG/ECOTRANSD/Goiânia): Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás - UEG e da Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Mestrado em Educação Superior pela Universidad de la Habana (Cuba/2003) revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás (UCB). Doutorado sanduíche na Universidad de Barcelona (UB). Membro do Ecotransd, da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes: uma comunidade de conhecimento para uma nova consciência (RIES Coord. UCB/Brasil e UB/Espanha) e da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Pesquisadora da área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação superior, didática, formação de professores, políticas públicas, estágio supervisionado, pensamento complexo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
55. Marlene Zwierewicz (UNIBAVE/RS): graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990), Mestre em Educação pela Universidade do Contestado (2002), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012). Pró-Reitora de Ensino de Graduação e professora de Currículo e Metodologia Científica do Unibave, Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil, Coordenadora da Rede Internacional e-Culturas - Brasil, Secretária Técnica da Revista Electrónica de Investigación y Docencia - REID, Coordenadora do Congresso Internacional de Educação do Unibave. Tem experiência na área de educação, com ênfase em planejamento e no desenvolvimento de projetos e metodologias inovadoras. Tem como temas de interesse: transdisciplinaridade, tecnologias, educação intercultural e emocional.
56. Marta Irving (UFRJ): Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formação interdisciplinar, com graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1981). Mestrado pela Universidade de Southampton (UK) em 1983, na temática de gestão de ecossistemas costeiros. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1991). Pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris (2004-2005). A pesquisadora lidera o Grupo de Pesquisa Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (GAPIS - Plataforma Lattes / CNPq) e coordena o Observatório de Governança e Áreas Protegidas desde 2006, com o compromisso de interlocução da pesquisa acadêmica com os demais segmentos da sociedade. É tambem autora de várias publicações nas temáticas de Sustentabilidade, Planejamento, Gestão Ambiental e Desenvolvimento, Conservação e estão social da biodiversidade, Turismo e Inclusão Social, Desenvolvimento Local e Participação Comunitária, entre outros. Participação em diversos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior e, como consultora senior de Instituições do Sistema das Nações Unidas, instituições governamentais e não governamentais, em Planejamento e Gestão Ambiental.Atualmente é pesquisadora do Programa EICOS de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (IP/UFRJ) e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ), sendo pesquisadora senior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do CNPq. Em 2012 foi premiada com a L'Ordre de Chevalier des Palmes Académiques, do Ministério das Relações Internacionais da França.
57. Patrícia Limaverde (Escola Vila/UECE): Bióloga, mestre em Educação:Currículo (PUC-SP) e doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação (ECOTRANSD-UCB/CNPq), onde seu principal foco de pesquisa é a Escola VILA. Coordena o projeto de extensão Transdisciplinaridade e Ecologia dos Saberes: Currículo, Educação e Resistência (TECER- UECE) em parceria com o Núcleo de Medicina Integrativa (NUMI) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa Etnocurrículos, Currículos Ecossistêmicos, Biologia do Conhecer e suas implicações na dinâmica dos Sistemas Sociais.
58. Patrick Paul (Brasil-SP/França): Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Méditerranée dAix-Marseille II (1972), doutorado em Medicina na mesma universidade (1975), mestrado em bioquímica e microbiologia na Faculdade de Ciências da Universidade Paris Diderot Paris VII (1977), mestrado em Antropologia Médica na Faculdade de Medicina de Bobigny-Paris XIII (1999), doutorado em Ciências da Educacão pela Universidade François Rabelais de Tours (2001), França, e Habilité à Diriger des Recherches - HDR (equivalente à Livre Docência) em Ciências da Educação na Universidade Rennes II, Haute Bretagne (2004).Membro Expert do Comitê de Organização das Recomendações profissionais sobre o tema da Lévaluation des programmes en éducation thérapeutique [Avaliação dos programas em Educação Terapêutica], Haute Autorité de Santé [Alta Autoridade de Saúde], Paris. Ex professor visitante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vinculado ao departamento de Medicina Preventiva (2011-2013). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Medicina Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, educação terapêutica, educação ambiental, medicina chinesa, homeopatia, histórias de vida.
59. Raúl Domingo Motta (Cátedra Edgar Morin/UNESCO) Argentina: Filósofo e Epistemólogo. Professor e investigador da Universidade del Salvador (USAL), Buenos Aires e Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Assessor acadêmico internacional e professor afiliado Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL) Nuevo León, México. Diretor do Instituto Internacional para o Pensamento Complexo (IIPC). Diretor da Cátedra Itinerante UNESCO "Edgar Morin" (CIUEM).
60. Regina Fittipaldi (Rio de Janeiro): Arquiteta e Urbanista, graduada pela UnB. Sócia Diretora do Studio Fittipaldi Arquitetura Ltda - atuando na área de Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Consultoria de meio ambiente (www. fittipaldi.arq.br) - Pós-Graduada em Gestão Ambiental em Cidades pela UCB - Pró Reitora de Meio Ambiente da UNIPAZ Universidade Holística da Paz - Campus -DF - Coordenadora Editorial e Apresentadora do Programa "Ética e Sustentabilidade" e do programa "Terra, meu amor!"da TV Supren da organização União Planetária - Brasília/DF. - Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas - CIT, como "Terapeuta Ambiental". Autora de livros de literatura infantil. Autora de teatro infantil, bem como livros de poesia, premiada em vários concursos literários no Brasil e América do Sul - Conselheira do CRH - Conselho de Recursos Hídricos do Governo de Brasília, Conselheira do CONAM - Conselho de Meio Ambiente do Governo de Brasília, Conselheira do CBHP - Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranoá do DF - Coordenadora, Produtora e Locutora do Programa de Rádio "Ecos da Natureza" - da rádio Brasília Super FM - 89,9 MHZ.
61. Renata Russo (UECE): Graduação em Pedagogia (1990), pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialização em Educação Brasileira (1993), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Educação Especial (2002), pela UECE. Mestrado Acadêmico em Educação (2012) pela UECE. Professora efetiva do Cento de Educação (CED/UECE). Vice-diretora do Centro de Educação (CED-UECE). Representante docente do CED na Comissão Permanente de Avaliação (CPA/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial CNPq/UECE. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPAcesso). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): Doutorado em Educação (UECE) Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Estagio e Docência, Educação a Distância.
62. Ricardo Antunes de Sá (UFPR): Licenciado em Pedagogia - UFPR (1988). Mestre em Educação - UFPR (1997). Doutor em Educação - UNICAMP (2007). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1996 a 1997). Foi Vice Coordenador e Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade na Linha de Educação, Complexidade e Escola. É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação e Educação e do Mestrado Profissional da UFPR. É Professor Adjunto IV do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.
63. Ricardo Spíndola Mariz (UCB - Brasília): Pedagogo. Mestre em Educação. Doutor em Sociologia. Professor do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologias da Informação da Universidade Católica de Brasília; Coordenador da Área de Missão da União Marista do Brasil; Membro da Comissão de Justiça e Paz de Brasília e do Conselho Consultivo do Movimento de Educação de Base da CNBB.
64.Rino Bonvini: Presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária e coordenador do Polo Formador do Bom Jardim da Associação Brasileira de Terapia Comunitária. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria Cultural e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Possui graduação em Medicina e Cirurgia - Universitá degli Studi di Milano (1989), graduação em Master Of Divinity - Catholic Theological Union Chicago EUA (1994) e mestrado em Systematic Theology - Catholic Theological Union Chicago EUA (1995). Especialização em Terapia Comunitária - Universidade Federal do Ceara (1996; 1997) (código PE 942110510013) Especialização em Terapia Familiar - Universidade Federal do Ceara (1998) Atualmente é professor substituto de Psiquiatria e Psicologia da Universidade Federal do Ceará. É professor de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará no curso de Saúde Mental (Abordagem Sistêmica Comunitária) e da Universidade Federal do Ceará no curso de Terapia Familiar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria e Terapia Familiar.
65. Roberto Sidnei Macedo (UFBA): Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1988), Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII (1995), Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento. Nesse contexto coordena o Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto. Coordenador do GT de Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, no período 2013-2015. Membro da Associação Brasileira de Currículo ABdC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: currículo; formação docente; formação; infância e educação; epistemologia da educação, etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação.
66. Rosamaria Arnt (ECOTRANSD): Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Pós-doutorado (2008) na Universidade de Barcelona/ES na temática Transdisciplinaridade: cenários e conhecimento em rede. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Transdisciplinaridade, Formação de Professores, Novas Tecnologias e Educação a Distância. Pesquisadora colaboradora do CNPq do grupo de pesquisa Ecotransd: ecologia dos saberes, transdisciplinaridade, educação. Pesquisadora colaboradora na Universidade Estadual do Ceará - UECE, em projetos de Educação em Direitos Humanos e Geração da Paz.
67. Ruth Cavalcante (CDH): Psicopedagoga, graduada na Escola de Pedagogia Social de Colônia, Alemanha. Pós-graduada em Educação Biocêntrica e em Psicologia Transpessoal. Professora dos cursos de pós-graduação em Relações Humanas e Dinâmicas Grupais e em Educação Biocêntrica na Universidade Estadual Vale do Acaraú e na Universidade Estadual do Ceará. Facilitadora didata em Biodança, formada pelo criador do sistema Biodança, Rolando Toro. Recebeu o Diploma "Mulher-Cidadã Bertha Lutz", prêmio instituído pelo Senado Federal pela relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no país. Agraciada com a Medalha Paulo Freire, em 2001, outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza. É Diretora Pedagógica do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), desde 1981. Professora (aposentada) da Escola Pública do Município de Fortaleza, desde 1981.
68. Sabah Abouessalan-Morin (França/Marrocos): Socióloga, franco-marroquina, pesquisadora e professora universitária em Paris e Marrocos.
69. Saturnino de la Torre (U. Barcelona): Catedrático de Didática e Inovação Educacional da Universidade de Barcelona. Coordenador de programas de doutorado e atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa e Assessoramento Didático (GIAD). Promotor da Rede Internacional de Criatividade da Associação para a Criatividade, e presidente da mesma no período inicial, de 2001 a 2006. Impulsionador do Seminário de Transdisciplinaridade e Educação na Universidade de Barcelona e da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes. Últimas publicações: Sentipensar, Dialogando com a Criatividade, O cinema: um entorno educativo (Coordenador), Compreender e avaliar a criatividade (Codiretor), Transdisciplinaridade e ecoformação (Coordenador). Tem mais de 40 livros publicados.
70. Maria do Socorro de Sousa (UFC): Doutora em Saúde Coletiva pela UFC - Universidade Federal do Ceará, Mestra em Psicologia pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza/CE, Especialista em Dinâmicas Grupais na Empresa e na Escola pela UNIFOR e em Administração na Organização de Eventos pela UECE - Universidade Estadual do Ceará, graduada em Pedagogia pela UECE- Universidade Estadual do Ceará. Diretora Pedagógica da OfinArtes - Centro de Vivências Educativas e docente colaborador do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UECE - Universidade Estadual do Ceará e atualmente Pós- doutoranda em Saúde Coletiva pela UFC - Universidade Federal do Ceará.
71. Teresa Salinas (IPCEM/Perú): Magister en Administración de la Educación de la Universidad de Lima (Grado Summa Cum Laude), Profesor de Física de la Universidad Ricardo Palma - URP en la Facultad de Ingeniería (Perú), cursos de Posgrado en la Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED, Madrid, profesora visitante en la Universidad de Alcalá de Henares y la Universidad de Barcelona, Directora Fundadora del Instituto Peruano de Pensamiento Complejo Edgar Morin en la URP, Directora Ejecutiva-Fundadora del Centro Regional de Competencias en la Educación para el Desarrollo Sostenible, RCE Lima - Callao, afiliado a la Universidad de las Naciones Unidas UNU-IAS. Ex Directora de la Oficina de Actualización de la Ciencia y Tecnología del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología del Perú - CONCYTEC. Ex Directora Fundadora del Programa Nacional de Popularización de la Ciencia y Tecnología (CONCYTEC), Coordinadora General del Diplomado en Biodiversidad y Saberes Interculturales, financiación por la Cooperación Alemana - GIZ y el PENUMA (Región San Martín 2011-2013). Coordinadora por el Perú del Proyecto Alfa USO + I: Mejora de la pertinencia la educación de la ingenierías en las universidades de América Latina (financiado por la Unión Europea,2010-2012), Coordinadora Regional del Proyecto: Articulación del trabajo de educadores y científicos para la pertinencia y calidad de la educación en ciencia y tecnología en América Latina ( Financiado por UNESCO-Paris, OREAL-Chile,CONCYTEC.2006). Miembro de la Cátedra UNESCO de Educación Científica para América Latina y el Caribe, Expositora en los Congreso de Complejidad de la Universidad de la Habana, en el Congreso de Creatividad e Innovación educativa del Grupo GIAD de Barcelona, en la Conferencia los siete saberes de la educación del presente Fortaleza- Brasil , en el I y II Simposio Internacional de Pensamiento Complejo en Lima , en el Congreso Blending Higher Education and Tradicional Knowledge for Sustainable Development de la Asociación Internacional de Universidades , Iquitos- Perú (2014), en la III Reunión de Centros de Experticia en Educación para el Desarrollo sostenible RCEs de las Américas, México 2014, en el Foro Ciudadanos del Conocimiento, Uruguay 2014, en los Foros de Educación Científica de la UNESCO, Argentina, Cuba, Uruguay y Costa Rica (2003-2014). Expositora en el Foro y talleres de Ciencia, Tecnología y Sociedad del Convenio Andrés Bello y la OEA en los países de Ecuador, Colombia, Brasil y Venezuela. Responsable del Comité Organizador de la II Reunión de Centros de Experticia en Educación para el Desarrollo Sostenible de las Américas en Lima (2013) organizado con la UNU-IAS. Ha participado en la Feria Mundial de Ciencia y Tecnología INTEL ISEF (EEUU,2000) y en la VIII Reunión de Centros de Experticia en EDS celebrada en Nairobi 2013 , participará en la International Conference on Higher Education for Sustainable Development (2014 Japan). Ha publicado artículos en libros y revistas del Perú y España.
72. Ubiratan D'Ambrósio (UNICAMP): Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955), doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963) e pós-doutorado pela Brown University (1965). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente, é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIAN/Universidade Anhanguera de São Paulo e professor credenciado nos Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da PUC/SP, da Faculdade de Educação da USP e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP. É pesquisador nas áreas de História das Ciências, Educação, Etnomatemática e Educação para a Paz. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.
73. Ulisses Riedel (União Planetária/TV SUPREN/Brasília): Bacharel em Direito, pela Universidade Mackenzie e pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, é presidente da Advocacia Riedel. Em 1967 iniciou suas atividades como professor de direito nas cadeiras de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Prática Forense Trabalhista. Sua opção pela advocacia trabalhista e de servidores públicos o levou a atender sindicatos em todas as instâncias. Foi fundador do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP, órgão através do qual participou ativamente da redação da atual Constituição Brasileira, nas questões relacionadas com direitos sociais e trabalhistas. É conferencista internacional, tendo proferido palestras na América Latina, na Europa e na Ásia, abordando temas que englobam filosofia, auto-cultura, auto-conhecimento, ética nas relações humanas e nas empresas.
74. Ximena Dávila (Cofundadora do Instituto Matriztica/Chile): Consultora, epistemóloga e orientadora de relações familiares e organizacionais no Instituto Profesional Carlos Casanueva (ICC). Suas investigações se centram em processos de Acompanhamento de Transformação Cultural. É a criadora da arte e da ciência do Conversar Libertador. Trabalhou em empresas públicas e privadas. No ano de 2000, co-fundou Matriztica, junto a Humberto Maturana, em Santiago do Chile, como um centro de investigação reflexiva sobre o humano em e desde a biologia cultural, desenvolvendo diversas formas de acompanhamento dos processos de transformação cultural em organizações e comunidades humanas centradas nas pessoas.