Anais do Evento Saberes para uma Cidadania Planetária

APRESENTAÇÃO

Apresentação

A Universidade Estadual do Ceará, associada à Universidade Católica de Brasília e à UNESCO, acreditando na relevância das ideias e ideais estabelecidos pela obra de Edgar Morin, realizarão, em Fortaleza/Ceará, no período de 24 a 27 de maio de 2016, a Conferência Internacional -  Saberes para uma Cidadania Planetária.  Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Estão confirmados mais de 40 conferencistas internacionais e nacionais, dialogando sobre temas vinculados à obra de Edgar Morin, em comemoração aos seus 95 anos e à toda sua vida dedicada à humanidade.

Objetivos

1. Refletir e construir conhecimentos que contribuam para a criação e disseminação de projetos, programas, organizações, políticas e ações individuais ou grupais de carácter econômico, tecnológico, social, cultural e educativo que iluminem a emergência de uma Civilização Planetária e/ou a abertura e sustentação de novas "Vias para o futuro da humanidade".
  2. Analisar as implicações educativas, curriculares, organizacionais e de formação docente do novo paradigma educativo emergente, baseado na complexidade, na transdisciplinaridade e fundamentado nos valores de responsabilidade e solidariedade individual e social.
  3. Identificar e analisar as necessidades formativas do professorado de educação básica de acordo com a situação real em que este coletivo de profissionais desempenha suas competências, tendo como referência as exigências estabelecidas nos saberes necessários da educação do futuro e a pretendida reforma paradigmática da educação enunciada pelo Pensamento do Sul.
  4. Contribuir à formulação de políticas estratégicas que contribuam à dignificação, ao reconhecimento e à valorização do professorado de educação básica, assim como à seleção e à formação continua dos candidatos mais capacitados e vocacionalmente dotados para a função docente e sua transcendental missão de responsabilidade social.
  5. Orientar a formulação de linhas transversais mais coerentes para a construção de um currículo e um itinerário de formação educativa, pedagógica e didática para o exercício da docência, de acordo com as características e implicações ontológicas, epistemológicas e metodológicas do paradigma educativo emergente, baseado na complexidade e na transdisciplinaridade.
  6. Propor conteúdos e estratégias de formação inicial e permanente para o professorado de educação básica, no sentido de incrementar a qualidade do desempenho de suas competências profissionais a partir do protagonismo, da participação e do empoderamento tanto dos docentes como das comunidades escolares e partindo das necessidades reais e da singularidade das mesmas.
  7. Contribuir para a criação de uma rede internacional de formação de educadores de todos os níveis educacionais, com diferentes modalidades de participação, a partir das recomendações estabelecidas no Documento Pensamento do Sul e da Carta de Fortaleza.
  8. Religar espaços de diálogo e compartilhar experiências nos diferentes campos do saber que permita um intercâmbio fluido, sistematizado de experiências no mundo.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.