Anais do Evento Saberes para uma Cidadania Planetária

 
 

Trabalhos

Pesquisar (Digite ao lado o nome (ou apenas parte) do autor ou do título do trabalho)
TÍTULO DO TRABALHO AUTORARQUIVO
A ATUAÇÃO DA GESTÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO NA SALA DE AULA MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA
A AUTOÉTICA, A SOCIOÉTICA, A ANTROPOÉTICA PRODUZINDO A EDUCAÇÃO BIOANTROPOÉTICA: O FLORESCIMENTO DOS ESTUDOS MORINIANOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EM PROCESSOS POTENTES DE CONVIVÊNCIAS HUMANAS ANA FELICIA GUEDES TRINDADE
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À LUZ DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE LUDMILA NOGUEIRA DE ALMEIDA
A COMPLEXIDADE E A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR/ TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LORENA INÊS PETERINI MARQUEZAN
A CONDIÇÃO HUMANA DE IMAGINADOR NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
A CONSTRUÇÃO DE HORTAS COLETIVAS ESCOLAR COMO PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DE SUSTENTABILIDADE PLANETÁRIA HAMANDA BRANDÃO PINHEIRO
A CONSTRUÇÃO DE HORTAS COLETIVAS ESCOLAR COMO PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DE SUSTENTABILIDADE PLANETÁRIA CAMYLLA ALVES DO NASCIMENTO PESSOA
A CONTRIBUIÇÃO DA ESTÉTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CLEIDE RITA SILVÉRIO DE ALMEIDA
A CRIAÇÃO DE POEMAS NA FORMAÇÃO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RAIMUNDO SARAIVA COELHO JOSÉ OBERDAN LEITE
A DIVERSIDADE HUMANA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELIGANDO TEORIA E PRÁTICA DÉBORA ROCHA CARVALHO
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: DA FRAGMENTAÇÃO À RELIGAÇÃO DOS SABERES TATIANE DA COSTA BARROS
A EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE INTEGRADORA COMO SUPERAÇÃO DA MENTALIDADE CARTESIANA DICOTÔMICA E FRAGMENTADA CARLA JEANE HELFEMSTELLER COELHO DORNELLES
A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCABILIDADES ANTONIA ARISDÉLIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS DE APOIO ESTUDANTIL À FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA RITA DE CÁSSIA SANTANA DE OLIVEIRA
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DE UMA PRÁXIS COMPLEXAMENTE TRANSDISCIPLINAR GERUSA DO LIVRAMENTO CARNEIRO DE OLIVEIRA MOURA
ÁGUAS DE BEBER E TRABALHAR A VIDA NO ASSENTAMENTO DO LAVRADO DE RORAIMA MEIRE JOISY ALMEIDA PEREIRA
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA E DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, NA COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA SANDRA MARIA MATTAR DIAZ
A INTER/TRANSDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO GLOBAL CIBELLE AMORIM MARTINS
A LITERATURA E OS SETE SABERES: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA E TRANSDICIPLINAR MARIA DO SOCORRO PINHEIRO
ALTERIDADES MBYA-GUARANI NO FACEBOOK – RELATOS DE UMA VIVÊNCIA DE PESQUISA FATIMA ROSANE SILVEIRA SOUZA
A PEDAGOGIA DAS VIVÊNCIAS / CONVIVÊNCIAS COMO COMPONENTE DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NEI ALBERTO SALLES FILHO
A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANDREIA RABELLO DE SOUZA
A PESQUISA CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL DE EDGAR MORIN EVELINE LIMA DE CASTRO
A PESQUISA “A EMERGÊNCIA DA ETNOAPRENDIZAGEM NO CAMPO ANTROPOEDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO ETNOLÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM COMO EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL”: UMA VIVÊNCIA APRENDENTE PARA A EDU. DO FUT SÍLVIA MICHELE LOPES MACEDO DE SÁ
APOIO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA BIOCÊNTRICA E TRANSDISCIPLINAR CÂNDIDA MARIA FARIAS CÂMARA
APORTES REFLEXIVOS PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR. UNA PEDAGOGÍA DE LA RECONSTRUCCIÓN RUBÉN OSCAR ELZ
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DENTRO DE UM PARADIGMA INOVADOR EM SEUS SABERES E PRÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA DEISE MARIA MARQUES CHOTI
A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA TRANSDISCIPLINAR: UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO DE SABERES FRANCIANE RIBEIRO BARBOSA
APRENDENDO SOBRE PROJETOS COM DINÂMICAS DE GRUPO: DIMENSÕES AFETIVAS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): UM MÉTODO TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO EDUCATIVO SAMIR CRISTINO DE SOUZA
A PRESENCIALIDADE DO PROFESSOR VIRTUAL SOB O OLHAR DOS PRINCÍPIOS DA DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR FABRICIO DE OLIVEIRA RIBEIRO
A PROPOSTA DE MORIN PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EMPREENDEDOR DÉBORA BARNI DE CAMPOS
A REFLEXÃO COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA GIULIANA CASTRO BROSSI
A REFORMA CURRICULAR NA EEM DEP. CESÁRIO BARRETO LIMA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO COMPLEXA E TRANSVERSAL RAFAEL LIRA GOMES BASTOS
AS CONTRIBUIÇÕES DA COMPLEXIDADE E DOS PRINCÍPIOS DA CARTA DA TERRA NA FORMAÇÃO HUMANA ROSANA GONÇALVES DA SILVA
AS CONTRIBUIÇÕES DAS EMOÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM ROSELINA NUNES DE ALMEIDA
ATENDIMENTO ESCOLAR NO AMBIENTE HOSPITALAR JANILSON BARBOSA DE MELO
A TESSITURA DA COMPLEXIDADE NA VISÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL FABIANE LOPES DE OLIVEIRA
A TESSITURA DO SABER NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA PLANETÁRIA. GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO
ATOS DE CURRÍCULO E AFETIVIDADE: SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ANA VERENA MAGALHÃES MADEIRA
A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A CIDADANIA PLANETÁRIA SANDRA DE FÁTIMA OLIVEIRA
A TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS LUCIANA DE LIMA
A TRANSVERSALIDADE NO ENSINO SUPERIOR COMO VIA DE REFORMA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E HUMANITÁRIA ELISAIDE TREVISAM
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO USO DO LABORATÓRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA VISANDO À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL KLEYANE MORAIS VERAS
A VIVÊNCIA DO SLACKLINE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ECOFORMANDO PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA MARCOS VINÍCIUS GUIMARÃES DE PAULA
BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: AUTO-ECO-FORMAÇÃO DE BRINCANTES. ISAURA SANTANA FONTES
CIDADANIA PLANETÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ ANA CLAUDIA FARIAS GOMES
CIDADANIA PLANETÁRIA E ECOLOGIA DE SABERES: TRANSDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DA UNIVERSIDADE SILVIA ELISABETH MORAES
COGNIÇÃO E CRIATIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUINDO SABERES E PRÁTICAS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO GISÉLIA OLIVEIRA DE SÁ NEVES
COMISSÕES INTERGESTORES REGIONAIS: A COMPLEXIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESPAÇO SOCIAL EMMANUELLE FONSECA MARINHO DE ANIAS DALTRO
COMPLEXIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ARTICULAÇÕES E DESAFIOS INTERDISCIPLINARES MARIA TEREZA RIBAS SABARÁ
COMPLEXIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ARTICULAÇÕES E DESAFIOS INTERDISCIPLINARES. BRUNO LEITE DA SILVA
COMUNIDADE DE PRÁTICA ONLINE À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: UMA EXPERIÊNCIA NO SESC SP WERLEY CARLOS DE OLIVEIRA
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DESENHO MARIA LUIZA DE FREITAS GUIMARÃES
CONCEPÇÕES INTER-TRANSDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ADRIANA FERREIRA MENDONCA
CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL TRANSDISCIPLINAR JULIANA ANDRADE COSTA
CULTURA DE PAZ E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NECESSÁRIAS A EDUCAÇÃO DO FUTURO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM EDUCADORES LIVIA MARIA DUARTE DE CASTRO
CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR COM BASE NO AUTOCONHECIMENTO MARIA DE FÁTIMA VIEGAS JOSGRILBERT
DA EXCLUSÃO À ABERTURA PARA A DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA ECOLOGIA DE SABERES JONATHAS VILAS BOAS DE SANT'ANA
DECLAMADORES DE POESIA: UMA PERSPECTIVA CRIATIVA E TRANSDISCIPLINAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS KÊNIA PAULINO DE QUEIROZ SOUZA
DEMOCRACIA DIRETA: RECONSTRUINDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PSICOLIGIA COMUNITARIA E DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA SARA CAVALCANTE GOIS
DIDÁTICA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES COMPLEXAS E TRANSDISCIPLINARES MARILZA VANESSA ROSA SUANNO
DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR E LEGISLAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PERIÓDICOS COM QUALIS/CAPES LÍLIAN CAPORLÍNGUA GIESTA
DOCÊNCIA E AÇÃO EDUCATIVA NA EAD: UMA VISÃO COMPLEXA CRISTIANE FREIRE DE SÁ
DO CORPO NA ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM TRANSPSICOMOTRICIDADE FABIENNE BRUCE OLIVEIRA
DUAS VOZES: DIÁLOGOS ENTRE A VIDA DE EDGAR MORIN E PAULO FREIRE SIMONE SENDIN MOREIRA GUIMARÃES
E-COE: ROMPENDO OS MUROS DA ESCOLA COM PRÁTICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES CIBELLE AMORIM MARTINS
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E SOCIEDADE SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE HUMANA SIMONE SARTORI JABUR
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA A CIDADANIA PLANETÁRIA NELSON FENDER
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS, DESAFIOS E PREVISÕES CÍCERA JACIELLY DE MATOS CASSIANO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PEDAGOGIA WALDORF: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA A PARTIR DO ESTUDO DO PROCESSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE JOÃO PESSOA-PB SANDRA SYLVIA ZIEGLER
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÃO E POSIÇÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES LÍLIAN CAPORLÍNGUA GIESTA
EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: A OBRA LITERÁRIA COMO MÁQUINA DE LINGUAGEM - REFLEXÕES INICIAIS JULIANA MICHELLI DA SILVA OLIVEIRA
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO BASE PARA A PRÁTICA DE UMA CIDADANIA PLANETÁRIA ELISAIDE TREVISAM
EDUCAÇÃO GUARANI: VIVÊNCIA E ESPIRITUALIDADE UMA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA CIDADÃ E PLANETÁRIA ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES
EDUCAÇÃO NA CIDADANIA A PARTIR DO PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (PIEF) DARLIANE SILVA DO AMARAL
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: TRANSDISCIPLINARIDADE E PERMACULTURA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. RENATA RIBEIRO TORQUATO
EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS E O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA MARIA DOLORES FORTES ALVES
EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS E O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA. RESUMO MARIA DOLORES FORTES ALVES
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL ASSISTIDO POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA ADRIANA SIMÃO MAGALHÃES
EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR ROSIANE CRISTINA MUNIZ DE OLIVEIRA
EDUCADORES SOCIAIS: TRANS"FORMANDO-SE" EM AGENTES DE PAZ SILVANA FERNANDES RODRIGUES GONDIM
EDUCAR E APRENDER PELA PESQUISA: UMA OPÇÃO METODOLÓGICA À CONSTRUÇÃO DOS SABERES LEOCILEA APARECIDA VIEIRA
ENSINAR A COMPREENSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO SEXTO SABER DE MORIN DANIELA GURESKI RODRIGUES
ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA: A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AGESILAU SILVA DE CARVALHO NETO
ENSINO DE BIOLOGIA E ESPANHOL: A CONEXÃO DOS SABERES CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE ROSANE SALETE SASSET
ENTRE RUPTURAS E PERMANÊNCIAS: PENSAR A EDUCAÇÃO ENTRE O DISCURSO DA REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NO PERÍODO COLONIAL. MARUZA ARAÚJO MONTEIRO
ENTREVISTA COMPREENSIVA: POSSIBILIADES DE APROXIMAÇÃO COM O PENSAMENTO COMPLEXO ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA
EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL E COMPLEXIDADE: ALGUMAS PREMISSAS PARA O ENSINAR E O APRENDER DIREITO AMBIENTAL GERMANA PARENTE NEIVA BELCHIOR
ESCOLAS CRIATIVAS: LETRAMENTO TRANSDISCIPLINAR E FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO ÂMBITO DA REFORMA DO PENSAMENTO HÉLEN FERNANDES MOREIRA
ESCUTA ATIVA E AMOROSA: TECENDO REDES DE PROTEÇÃO ENTRELAÇADAS COM AS VOZES DA RESILIÊNCIA E DA COMPLEXIDADE ELIANE CLEONICE ALVES PRECOMA
ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS MBYÁ-GUARANI ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR MARIA DE FÁTIMA VIEGAS JOSGRILBERT
ESTRATÉGIA DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR E SUA CONTRIBUIÇÃO A PRÁXIS DOCENTE À LUZ DOS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO LUCICLEIDE ARAÚJO DE SOUSA ALVES
ÉTICA: UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE MARIA DOLORES FORTES ALVES
ÉTICA: UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE.RESUMO MARIA DOLORES FORTES ALVES
ÉTICA DA ALTERIDADE E LAZER: UM PROCESSO COMPLEXO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES TÂNIA MARA VIEIRA SAMPAIO
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO EDUCATIVO MÔNICA KARINA SANTOS REIS
EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS SOBRE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA INTERVENÇÃO DA EDUCADORA MARIBEL BARRETO JULIANA ANDRADE COSTA
FEFEFR ROSAMARIA DE MEDEIROS ARNT
FIAT LUX: UM (RE) ENCONTRO À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO FERNANDA DE OLIVEIRA SILVA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS: A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS ESCOLARES À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO TAÍS WOJCIECHOWSKI SANTOS
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POTENCIALIDADES CRIATIVAS NA ESCOLA DANIEL BATISTA MARIA JOSÉ DA SILVA MORAIS
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONECTANDO COM O PENSAMENTO DE EDGAR MORIN ARIÉLLA FERREIRA VÉRA
FORMAÇÃO CONTINUADA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: UMA RELEITUA NA VOZ DO DOCENTE ANGELA MARIA INFANTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PENSAR COMPLEXO NA DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR MARLENE BARBOSA DE FREITAS REIS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA TRILHA COMPLEXA ENTRE VIVÊNCIAS E IMAGENS JULIANA BREUNIG
FORMAÇÃO DOCENTE E LINGUÍSTICA APLICADA: UM PROCESSO COMPLEXO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR SUELI SALLES FIDALGO
FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR À FENOMENOLOGIA DA TRANSCULTURALIDADE E DAS COMPETÊNCIAS TECNOLOGIAS PAULO CORRÊA MENDES
FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR À FENOMENOLOGIA DA TRANSCULTURALIDADE E DAS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS PAULO CORRÊA MENDES
FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICO DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO E A CULTURA DE MUDANÇA NO CAMPO DA DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE RUPTURA COM O PARADIGMA EDUCACIONAL VIGENTE CLÁUDIA DO NASCIMENTO
GESTÃO SISTÊMICA: A TRANSDISCIPLINARIDADE NAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS KÁTIA MARIA DOS SANTOS
GRUPO DE ESTUDO, PESQUISA E AÇÃO PEDAGÓGICA-GEPAP: EXPERIÊNCIA DE AUTO-ECO FORMAÇÃO TÂNIA MARIA DE SOUSA FRANÇA
HARMONIZAÇÃO E VISUALIZAÇÃO CRIATIVA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL ELIZANGELA LIMA DO NASCIMENTO
HISTÓRIAS DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO INOVADOR E TRANSFORMADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS. GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO
IMPRENSA, ORALIDADE E MITOLOGIA: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA COM NARRATIVAS POLÍTICAS EM MOSSORÓ-RN. KARLLA CHRISTINE ARAÚJO SOUZA
IMPRESSÕES DE DOCENTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE UM CURSO SUPERIOR ANAIRTES MARTINS DE MELO
INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL- CRID ANA CARMEN DE SOUZA SANTANA
INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DO REDUCIONISMO À MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA ANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS
LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR SIMONE LEAL SOUZA COITÉ
LEITURA LITERÁRIA E COMPLEXIDADE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL ROMILDA TEODORA ENS
LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR AKAUÊ BASILI ELIOPOULOUS LIMA
LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR AKAUÊ BASILI ELIOPOULOUS LIMA
MAPA COGNITIVO DA COMPLEXIDADE DAS SECAS NO SERTÃO SEMIÁRIDO MAGDA HELENA DE ARAÚJO MAIA
MEDITAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL LUCIANA FERNANDES MARQUES
MENINAS DA VILA: CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA CARLA CONTI DE FREITAS
METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE SOUSA-PB VALMIZA DA COSTA RODRIGUES DURAND
METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR PARA AVALIAR UNIVERSIDADES CORPORATIVAS FABIO CASSIO COSTA MORAES
MOSTRA INTERDISCIPLINAR: JUVENTUDE, ARTE E CIÊNCIA DO IFCE: TRAÇANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO FABIANA LIMA ABREU
MULHERES PRESAS: HERDEIRAS DA (DES)POLÍTICA BRASILEIRA MARIA LUCIA RODRIGUES
NARRATIVAS DE VIDA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO PESSOAL DE IDOSOS EM UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA ANNATÁLIA MENESES DE AMORIM GOMES
O CORPO HUMANO, O PRINCÍPIO "SECARE" E A COMPLEXIDADE - CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RONES DE DEUS PARANHOS
O DESAFIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA CONTEMPORANEIDADE RODRIGO FERNANDES MEIRELES
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DA COMPLEXIDADE:POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR DENYSE MOTA DA SILVA
O ENSINO JURÍDICO E A EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DOS SABERES NECESSÁRIOS AO PROCESSO EDUCACIONAL NOS CURSOS DE DIREITO. SAYRON RILLEY CARMO BEZERRA
O FRACASSO ESCOLAR: VÁRIOS OLHARES ELIZABETH REGINA STREISKY DE FARIAS
O MÉTODO DA COMPLEXIDADE: UMA VIA PARA APRENDIZAGEM PROSAICA E POÉTICA DA CULTURA JULIANO SISTHERENN
O OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES E INSPIRAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO MARCOS VINÍCIUS GUIMARÃES DE PAULA
O PENSAMENTO COMPLEXO COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO NA SOCIEDADE DO RISCO PHILIPPE HUBERT GIDON
O PENSAMENTO COMPLEXO E O OBJETO AMBIENTAL EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL MARCOS JOSE SALGADO VITAL
O PENSAMENTO COMPLEXO E OS ATOS DE CURRÍCULO COMO POTENCIALIDADES SOCIOCONSTRUCIONISTAS DE PRÁTICAS CURRICULARES E PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRE EM ESCOLAS SITUADAS EM TERRITÓRIOS DE JAMILE TRINDADE FREIRE
O PENSAMENTO COMPLEXO NA ESCOLA (EIXO 3) EDNA MARIA CRUZ PINHO
O PROCESSO COLABORATIVO E PROVISÓRIO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA COMO CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES LIANA ZAKIA MARTINS
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA. REGINA APARECIDA LOUREIRO CARONI
O PROFESSOR FORMADOR EM TEMPOS COMPLEXOS: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E FORMAÇÃO MANUELA FONSECA GRANGEIRO
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - DIÁLOGO POR UMA NATUREZA EM HARMONIA VANESSA HASSON DE OLIVEIRA
ORGANIZAÇÃO TÓRICO CONCEITUAL E PRÁTICA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE LAURETE MARIA RUARO
OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E A CIDADANIA PLANETÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO JOSE AURICELIO BERNARDO CANDIDO
O SEXTO SABER DE MORIN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES GIOVANA CRISTIANE DOROX
OS OPERADORES COGNITIVOS DA COMPLEXIDADE NA PERSPECTIVA DA ECOFORMAÇÃO: CAMINHOS INTER-RETROATIVOS VIRGÍNIA OSTROSKI SALLES
OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO ANTÔNIA DE JESUS SALES
OS SETE SABERES E AS SETE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NANCINILDE CARTÁGENES
O SUJEITO ENTRE A COMPLEXIDADE E A SIMPLICIDADE - SABERES PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA MARIA GORETI AMBONI STADTLOBER
PENSAMENTOS ESPARSOS SOBRE LINGUÍSTICA APLICADA: POR UMA PRÁTICA INTERVENCIONISTA NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARGUMENTAÇÃO NA ATUAL CONJUNTURA (INCERTA) DO BRASIL E DO MUNDO JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ
PERCURSOS TRANSDISCIPLINARES NA SALA DE AULA: A DOCÊNCIA EM QUESTÃO REGINA CÉLIA ALVES DA CUNHA
PESQUISA-AÇÃO FORMAÇÃO EM ESCOLAS POPULARES COMUNITÁRIAS: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
POR UMA CONSTELAÇÃO FAMILIAR PLANETÁRIA -EXPANDINDO A CONSCIÊNCIA VANESSA HASSON DE OLIVEIRA
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS: UMA POLÍTICA DE CIVILIZAÇÃO PAULO ROBERTO RODRIGUES SIMÕES
PROJETO: APOSTANDO NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA
PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR EM UMA COMUNIDADE RURAL SIMONE CAROLINE PIONTKEWICZ
PROJETO DE EXPERIÊNCIAS CRIADORAS - PEC ZORAYA MARIA DE OLIVEIRA MARQUES
PROJETO MOSTRA CULTURAL: MAIS SOLIDARIEDADE, MENOS CÂNCER. POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR ELZA RODRIGUES BARBOSA PEIXOTO
PROJETO SESC HERANÇA NATIVA: TRANSDISCIPLINARIDADES NAS PRÁTICAS E SABERES DOS POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ. PAULO HENRIQUE LEITÃO DOS SANTOS
PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCA DE DIÁLOGO COM O PENSAMENTO COMPLEXO EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA
QUEM SOU EU ENTRE LÍNGUAS? IDENTIDADE, INTERCÂMBIO E COMPLEXIDADE EM CENA DANIELA SANTOS AIRES
RECONSTRUINDO O SABER JURÍDICO A PARTIR DE PRÁTICAS METODOLÓGICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES JORGE LUIZ OLIVEIRA DOS SANTOS
RECURSIVIDADE E INTERCONEXÃO ENTRE O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E A TRANSDISCIPLINARIDADE VISUALIZADOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS EDNA LIZ PRIGOL
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA A ORGANIZAÇÃO DE UMA CIDADE INTELIGENTE E PLANETÁRIA, O CASO DA CIDADE DE CINGAPURA TAMIRES CARDOSO DOS SANTOS
RELATOS DE PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES: EM BUSCA DE SABERES E PRÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA NA EDUCAÇÃO JURÍDICA RAMON REBOUÇAS NOLASCO DE OLIVEIRA
RESGATE DE SABERES INTEGRAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA ROSA MARIA RIGO
SABERES DE GAIA: EDUCAÇÃO APLICADA À CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA PLANETÁRIA SANDRA DE FÁTIMA OLIVEIRA
SABERES E EXPERIÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA DIALOGANDO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE MARIA ANTONIETA SILVEIRA LEITE ESMERALDO
SABERES E FAZERES A PARTIR DE OFICINAS DE ARTE ELIETE FERNANDES MATIAS
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE LUCICLEIDE ARAÚJO DE SOUSA ALVES
SABERES PERTINENTES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA CONCEIÇÃO APARECIDA VIUDE FERNANDES
SABERES PERTINENTES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA MARIANGELICA ARONE
SAÚDE COLETIVA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. JAINA BEZERRA DE AGUIAR
SEMINÁRIOS CULTURA E MÍDIA – 20 ANOS: O COMPLEXO E INCERTO FENÔMENO DAS MEDIAÇÕES ENTRE CULTURA E MÍDIA. LUIZ TADEU FEITOSA
SUSTENTA! REFLEXÕES SOBRE TRABALHO DOCENTE COLETIVO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL GABRIELA DA SILVA AZEVEDO
TIC ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA – ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO: UM ESTUDO DE CASO. NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA
TRAJETÓRIA DE RESISTÊNCIA DE CARLOS ROBERTO SOUSA – UM DOS SETE PRIMEIROS ESTUDANTES DO PRECE ANA MARIA TEIXEIRA ANDRADE
TRANSDISCIPLINARIDADE E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: O ACOLHIMENTO COMO CAMINHO LUCIENE LESSA ANDRADE
TRANSDISCIPLINARIDADE E SAÚDE: USO DA CARTILHA "SAIBA MAIS SOBRE HANSENÍASE" NA EDUCAÇÃO DA SAÚDE COMUNITÁRIA ISABELLE SIQUEIRA LIMA
TRÂNSITO PARA A VIDA ADULTA DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO: ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS E HUMANIZADORAS LAURETE MARIA RUARO
UMA CRÍTICA À SEPARAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E VIDA: APONTAMENTOS PARA UMA NOVA IMAGEM DE INCLUSÃO FELIPE LUIZ GOMES FIGUEIRA
UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR SOBRE A FORMAÇÀO DE EDUCADORES LÍVIA COSTA DE ANDRADE
UM ESTRANHO NO NINHO: UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL COMPLEXA EM UMA MATRIZ CURRICULAR TRADICIONAL MAXIMINA MARIA FREIRE
UM OLHAR PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL ROSAMALIA OTONI PIMENTA CAMPOS
UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR E COMPLEXO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS EM QUIXADÁ CÂNDIDA MARIA FARIAS CÂMARA
UNIVERSIDADE E CONHECIMENTO NA ERA PLANETÁRIA: INTEGRANDO SABERES PARA COMPLEXIDADE LUDMILA DE ALMEIDA FREIRE
VIVENDO UM DESTINO COMUM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA PARTICIPATIVA ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR PARA A REALIZAÇÃO DE UMA VIAGEM TÉCNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EDILDEIA GUIMARAES DE SANTANA
WHEN I WAS A CHILD I COULD/COULDN’T: A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ARIANE MACEDO MELO
ISBN: 978-85-7826-504-5
 
 
 
 

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.