| A ATUAÇÃO DA GESTÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO NA SALA DE AULA |
MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA |
 |
| A AUTOÉTICA, A SOCIOÉTICA, A ANTROPOÉTICA PRODUZINDO A EDUCAÇÃO BIOANTROPOÉTICA: O FLORESCIMENTO DOS ESTUDOS MORINIANOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EM PROCESSOS POTENTES DE CONVIVÊNCIAS HUMANAS |
ANA FELICIA GUEDES TRINDADE |
 |
| A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À LUZ DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE |
LUDMILA NOGUEIRA DE ALMEIDA |
 |
| A COMPLEXIDADE E A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR/ TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
LORENA INÊS PETERINI MARQUEZAN |
 |
| A CONDIÇÃO HUMANA DE IMAGINADOR NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO |
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA |
 |
| A CONSTRUÇÃO DE HORTAS COLETIVAS ESCOLAR COMO PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DE SUSTENTABILIDADE PLANETÁRIA |
HAMANDA BRANDÃO PINHEIRO |
 |
| A CONSTRUÇÃO DE HORTAS COLETIVAS ESCOLAR COMO PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DE SUSTENTABILIDADE PLANETÁRIA |
CAMYLLA ALVES DO NASCIMENTO PESSOA |
 |
| A CONTRIBUIÇÃO DA ESTÉTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES |
CLEIDE RITA SILVÉRIO DE ALMEIDA |
 |
| A CRIAÇÃO DE POEMAS NA FORMAÇÃO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RAIMUNDO SARAIVA COELHO |
JOSÉ OBERDAN LEITE |
 |
| A DIVERSIDADE HUMANA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELIGANDO TEORIA E PRÁTICA |
DÉBORA ROCHA CARVALHO |
 |
| A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: DA FRAGMENTAÇÃO À RELIGAÇÃO DOS SABERES |
TATIANE DA COSTA BARROS |
 |
| A EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE INTEGRADORA COMO SUPERAÇÃO DA MENTALIDADE CARTESIANA DICOTÔMICA E FRAGMENTADA |
CARLA JEANE HELFEMSTELLER COELHO DORNELLES |
 |
| A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCABILIDADES |
ANTONIA ARISDÉLIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA |
 |
| A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS DE APOIO ESTUDANTIL À FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
RITA DE CÁSSIA SANTANA DE OLIVEIRA |
 |
| A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DE UMA PRÁXIS COMPLEXAMENTE TRANSDISCIPLINAR |
GERUSA DO LIVRAMENTO CARNEIRO DE OLIVEIRA MOURA |
 |
| ÁGUAS DE BEBER E TRABALHAR A VIDA NO ASSENTAMENTO DO LAVRADO DE RORAIMA |
MEIRE JOISY ALMEIDA PEREIRA |
 |
| A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA E DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, NA COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
SANDRA MARIA MATTAR DIAZ |
 |
| A INTER/TRANSDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO GLOBAL |
CIBELLE AMORIM MARTINS |
 |
| A LITERATURA E OS SETE SABERES: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA E TRANSDICIPLINAR |
MARIA DO SOCORRO PINHEIRO |
 |
| ALTERIDADES MBYA-GUARANI NO FACEBOOK – RELATOS DE UMA VIVÊNCIA DE PESQUISA |
FATIMA ROSANE SILVEIRA SOUZA |
 |
| A PEDAGOGIA DAS VIVÊNCIAS / CONVIVÊNCIAS COMO COMPONENTE DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE |
NEI ALBERTO SALLES FILHO |
 |
| A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
ANDREIA RABELLO DE SOUZA |
 |
| A PESQUISA CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL DE EDGAR MORIN |
EVELINE LIMA DE CASTRO |
 |
| A PESQUISA “A EMERGÊNCIA DA ETNOAPRENDIZAGEM NO CAMPO ANTROPOEDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO ETNOLÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM COMO EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL”: UMA VIVÊNCIA APRENDENTE PARA A EDU. DO FUT |
SÍLVIA MICHELE LOPES MACEDO DE SÁ |
 |
| APOIO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA BIOCÊNTRICA E TRANSDISCIPLINAR |
CÂNDIDA MARIA FARIAS CÂMARA |
 |
| APORTES REFLEXIVOS PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR. UNA PEDAGOGÍA DE LA RECONSTRUCCIÓN |
RUBÉN OSCAR ELZ |
 |
| A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DENTRO DE UM PARADIGMA INOVADOR EM SEUS SABERES E PRÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
DEISE MARIA MARQUES CHOTI |
 |
| A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA TRANSDISCIPLINAR: UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO DE SABERES |
FRANCIANE RIBEIRO BARBOSA |
 |
| APRENDENDO SOBRE PROJETOS COM DINÂMICAS DE GRUPO: DIMENSÕES AFETIVAS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES |
 |
| APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): UM MÉTODO TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO EDUCATIVO |
SAMIR CRISTINO DE SOUZA |
 |
| A PRESENCIALIDADE DO PROFESSOR VIRTUAL SOB O OLHAR DOS PRINCÍPIOS DA DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR |
FABRICIO DE OLIVEIRA RIBEIRO |
 |
| A PROPOSTA DE MORIN PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EMPREENDEDOR |
DÉBORA BARNI DE CAMPOS |
 |
| A REFLEXÃO COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
GIULIANA CASTRO BROSSI |
 |
| A REFORMA CURRICULAR NA EEM DEP. CESÁRIO BARRETO LIMA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO COMPLEXA E TRANSVERSAL |
RAFAEL LIRA GOMES BASTOS |
 |
| AS CONTRIBUIÇÕES DA COMPLEXIDADE E DOS PRINCÍPIOS DA CARTA DA TERRA NA FORMAÇÃO HUMANA |
ROSANA GONÇALVES DA SILVA |
 |
| AS CONTRIBUIÇÕES DAS EMOÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM |
ROSELINA NUNES DE ALMEIDA |
 |
| ATENDIMENTO ESCOLAR NO AMBIENTE HOSPITALAR |
JANILSON BARBOSA DE MELO |
 |
| A TESSITURA DA COMPLEXIDADE NA VISÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
FABIANE LOPES DE OLIVEIRA |
 |
| A TESSITURA DO SABER NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA PLANETÁRIA. |
GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO |
 |
| ATOS DE CURRÍCULO E AFETIVIDADE: SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
ANA VERENA MAGALHÃES MADEIRA |
 |
| A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A CIDADANIA PLANETÁRIA |
SANDRA DE FÁTIMA OLIVEIRA |
 |
| A TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
LUCIANA DE LIMA |
 |
| A TRANSVERSALIDADE NO ENSINO SUPERIOR COMO VIA DE REFORMA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E HUMANITÁRIA |
ELISAIDE TREVISAM |
 |
| A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO USO DO LABORATÓRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA VISANDO À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL |
KLEYANE MORAIS VERAS |
 |
| A VIVÊNCIA DO SLACKLINE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ECOFORMANDO PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
MARCOS VINÍCIUS GUIMARÃES DE PAULA |
 |
| BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: AUTO-ECO-FORMAÇÃO DE BRINCANTES. |
ISAURA SANTANA FONTES |
 |
| CIDADANIA PLANETÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ |
ANA CLAUDIA FARIAS GOMES |
 |
| CIDADANIA PLANETÁRIA E ECOLOGIA DE SABERES: TRANSDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DA UNIVERSIDADE |
SILVIA ELISABETH MORAES |
 |
| COGNIÇÃO E CRIATIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUINDO SABERES E PRÁTICAS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
GISÉLIA OLIVEIRA DE SÁ NEVES |
 |
| COMISSÕES INTERGESTORES REGIONAIS: A COMPLEXIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESPAÇO SOCIAL |
EMMANUELLE FONSECA MARINHO DE ANIAS DALTRO |
 |
| COMPLEXIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ARTICULAÇÕES E DESAFIOS INTERDISCIPLINARES |
MARIA TEREZA RIBAS SABARÁ |
 |
| COMPLEXIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ARTICULAÇÕES E DESAFIOS INTERDISCIPLINARES. |
BRUNO LEITE DA SILVA |
 |
| COMUNIDADE DE PRÁTICA ONLINE À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: UMA EXPERIÊNCIA NO SESC SP |
WERLEY CARLOS DE OLIVEIRA |
 |
| CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DESENHO |
MARIA LUIZA DE FREITAS GUIMARÃES |
 |
| CONCEPÇÕES INTER-TRANSDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
ADRIANA FERREIRA MENDONCA |
 |
| CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL TRANSDISCIPLINAR |
JULIANA ANDRADE COSTA |
 |
| CULTURA DE PAZ E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NECESSÁRIAS A EDUCAÇÃO DO FUTURO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM EDUCADORES |
LIVIA MARIA DUARTE DE CASTRO |
 |
| CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR COM BASE NO AUTOCONHECIMENTO |
MARIA DE FÁTIMA VIEGAS JOSGRILBERT |
 |
| DA EXCLUSÃO À ABERTURA PARA A DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA ECOLOGIA DE SABERES |
JONATHAS VILAS BOAS DE SANT'ANA |
 |
| DECLAMADORES DE POESIA: UMA PERSPECTIVA CRIATIVA E TRANSDISCIPLINAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
KÊNIA PAULINO DE QUEIROZ SOUZA |
 |
| DEMOCRACIA DIRETA: RECONSTRUINDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PSICOLIGIA COMUNITARIA E DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA |
SARA CAVALCANTE GOIS |
 |
| DIDÁTICA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES COMPLEXAS E TRANSDISCIPLINARES |
MARILZA VANESSA ROSA SUANNO |
 |
| DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR E LEGISLAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PERIÓDICOS COM QUALIS/CAPES |
LÍLIAN CAPORLÍNGUA GIESTA |
 |
| DOCÊNCIA E AÇÃO EDUCATIVA NA EAD: UMA VISÃO COMPLEXA |
CRISTIANE FREIRE DE SÁ |
 |
| DO CORPO NA ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM TRANSPSICOMOTRICIDADE |
FABIENNE BRUCE OLIVEIRA |
 |
| DUAS VOZES: DIÁLOGOS ENTRE A VIDA DE EDGAR MORIN E PAULO FREIRE |
SIMONE SENDIN MOREIRA GUIMARÃES |
 |
| E-COE: ROMPENDO OS MUROS DA ESCOLA COM PRÁTICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES |
CIBELLE AMORIM MARTINS |
 |
| EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E SOCIEDADE SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE HUMANA |
SIMONE SARTORI JABUR |
 |
| EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA A CIDADANIA PLANETÁRIA |
NELSON FENDER |
 |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS, DESAFIOS E PREVISÕES |
CÍCERA JACIELLY DE MATOS CASSIANO |
 |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PEDAGOGIA WALDORF: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA A PARTIR DO ESTUDO DO PROCESSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE JOÃO PESSOA-PB |
SANDRA SYLVIA ZIEGLER |
 |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÃO E POSIÇÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES |
LÍLIAN CAPORLÍNGUA GIESTA |
 |
| EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: A OBRA LITERÁRIA COMO MÁQUINA DE LINGUAGEM - REFLEXÕES INICIAIS |
JULIANA MICHELLI DA SILVA OLIVEIRA |
 |
| EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO BASE PARA A PRÁTICA DE UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
ELISAIDE TREVISAM |
 |
| EDUCAÇÃO GUARANI: VIVÊNCIA E ESPIRITUALIDADE UMA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA CIDADÃ E PLANETÁRIA |
ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES |
 |
| EDUCAÇÃO NA CIDADANIA A PARTIR DO PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (PIEF) |
DARLIANE SILVA DO AMARAL |
 |
| EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: TRANSDISCIPLINARIDADE E PERMACULTURA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. |
RENATA RIBEIRO TORQUATO |
 |
| EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS E O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
 |
| EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS E O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA. RESUMO |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
 |
| EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL ASSISTIDO POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA |
ADRIANA SIMÃO MAGALHÃES |
 |
| EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR |
ROSIANE CRISTINA MUNIZ DE OLIVEIRA |
 |
| EDUCADORES SOCIAIS: TRANS"FORMANDO-SE" EM AGENTES DE PAZ |
SILVANA FERNANDES RODRIGUES GONDIM |
 |
| EDUCAR E APRENDER PELA PESQUISA: UMA OPÇÃO METODOLÓGICA À CONSTRUÇÃO DOS SABERES |
LEOCILEA APARECIDA VIEIRA |
 |
| ENSINAR A COMPREENSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO SEXTO SABER DE MORIN |
DANIELA GURESKI RODRIGUES |
 |
| ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA: A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
AGESILAU SILVA DE CARVALHO NETO |
 |
| ENSINO DE BIOLOGIA E ESPANHOL: A CONEXÃO DOS SABERES CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE |
ROSANE SALETE SASSET |
 |
| ENTRE RUPTURAS E PERMANÊNCIAS: PENSAR A EDUCAÇÃO ENTRE O DISCURSO DA REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NO PERÍODO COLONIAL. |
MARUZA ARAÚJO MONTEIRO |
 |
| ENTREVISTA COMPREENSIVA: POSSIBILIADES DE APROXIMAÇÃO COM O PENSAMENTO COMPLEXO |
ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA |
 |
| EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL E COMPLEXIDADE: ALGUMAS PREMISSAS PARA O ENSINAR E O APRENDER DIREITO AMBIENTAL |
GERMANA PARENTE NEIVA BELCHIOR |
 |
| ESCOLAS CRIATIVAS: LETRAMENTO TRANSDISCIPLINAR E FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO ÂMBITO DA REFORMA DO PENSAMENTO |
HÉLEN FERNANDES MOREIRA |
 |
| ESCUTA ATIVA E AMOROSA: TECENDO REDES DE PROTEÇÃO ENTRELAÇADAS COM AS VOZES DA RESILIÊNCIA E DA COMPLEXIDADE |
ELIANE CLEONICE ALVES PRECOMA |
 |
| ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS MBYÁ-GUARANI |
ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES |
 |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR |
MARIA DE FÁTIMA VIEGAS JOSGRILBERT |
 |
| ESTRATÉGIA DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR E SUA CONTRIBUIÇÃO A PRÁXIS DOCENTE À LUZ DOS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO |
LUCICLEIDE ARAÚJO DE SOUSA ALVES |
 |
| ÉTICA: UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
 |
| ÉTICA: UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE.RESUMO |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
 |
| ÉTICA DA ALTERIDADE E LAZER: UM PROCESSO COMPLEXO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES |
TÂNIA MARA VIEIRA SAMPAIO |
 |
| EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO EDUCATIVO |
MÔNICA KARINA SANTOS REIS |
 |
| EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS SOBRE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA INTERVENÇÃO DA EDUCADORA MARIBEL BARRETO |
JULIANA ANDRADE COSTA |
 |
| FEFEFR |
ROSAMARIA DE MEDEIROS ARNT |
 |
| FIAT LUX: UM (RE) ENCONTRO À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
FERNANDA DE OLIVEIRA SILVA |
 |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS: A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS ESCOLARES À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
TAÍS WOJCIECHOWSKI SANTOS |
 |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POTENCIALIDADES CRIATIVAS NA ESCOLA DANIEL BATISTA |
MARIA JOSÉ DA SILVA MORAIS |
 |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONECTANDO COM O PENSAMENTO DE EDGAR MORIN |
ARIÉLLA FERREIRA VÉRA |
 |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: UMA RELEITUA NA VOZ DO DOCENTE |
ANGELA MARIA INFANTE |
 |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PENSAR COMPLEXO NA DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR |
MARLENE BARBOSA DE FREITAS REIS |
 |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA TRILHA COMPLEXA ENTRE VIVÊNCIAS E IMAGENS |
JULIANA BREUNIG |
 |
| FORMAÇÃO DOCENTE E LINGUÍSTICA APLICADA: UM PROCESSO COMPLEXO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
SUELI SALLES FIDALGO |
 |
| FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR À FENOMENOLOGIA DA TRANSCULTURALIDADE E DAS COMPETÊNCIAS TECNOLOGIAS |
PAULO CORRÊA MENDES |
 |
| FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR À FENOMENOLOGIA DA TRANSCULTURALIDADE E DAS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS |
PAULO CORRÊA MENDES |
 |
| FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICO DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO E A CULTURA DE MUDANÇA NO CAMPO DA DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE RUPTURA COM O PARADIGMA EDUCACIONAL VIGENTE |
CLÁUDIA DO NASCIMENTO |
 |
| GESTÃO SISTÊMICA: A TRANSDISCIPLINARIDADE NAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS |
KÁTIA MARIA DOS SANTOS |
 |
| GRUPO DE ESTUDO, PESQUISA E AÇÃO PEDAGÓGICA-GEPAP: EXPERIÊNCIA DE AUTO-ECO FORMAÇÃO |
TÂNIA MARIA DE SOUSA FRANÇA |
 |
| HARMONIZAÇÃO E VISUALIZAÇÃO CRIATIVA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL |
ELIZANGELA LIMA DO NASCIMENTO |
 |
| HISTÓRIAS DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO INOVADOR E TRANSFORMADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS. |
GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO |
 |
| IMPRENSA, ORALIDADE E MITOLOGIA: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA COM NARRATIVAS POLÍTICAS EM MOSSORÓ-RN. |
KARLLA CHRISTINE ARAÚJO SOUZA |
 |
| IMPRESSÕES DE DOCENTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE UM CURSO SUPERIOR |
ANAIRTES MARTINS DE MELO |
 |
| INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL- CRID |
ANA CARMEN DE SOUZA SANTANA |
 |
| INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DO REDUCIONISMO À MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA |
ANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS |
 |
| LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
SIMONE LEAL SOUZA COITÉ |
 |
| LEITURA LITERÁRIA E COMPLEXIDADE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
ROMILDA TEODORA ENS |
 |
| LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR |
AKAUÊ BASILI ELIOPOULOUS LIMA |
 |
| LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR |
AKAUÊ BASILI ELIOPOULOUS LIMA |
 |
| MAPA COGNITIVO DA COMPLEXIDADE DAS SECAS NO SERTÃO SEMIÁRIDO |
MAGDA HELENA DE ARAÚJO MAIA |
 |
| MEDITAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL |
LUCIANA FERNANDES MARQUES |
 |
| MENINAS DA VILA: CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
CARLA CONTI DE FREITAS |
 |
| METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE SOUSA-PB |
VALMIZA DA COSTA RODRIGUES DURAND |
 |
| METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR PARA AVALIAR UNIVERSIDADES CORPORATIVAS |
FABIO CASSIO COSTA MORAES |
 |
| MOSTRA INTERDISCIPLINAR: JUVENTUDE, ARTE E CIÊNCIA DO IFCE: TRAÇANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO |
FABIANA LIMA ABREU |
 |
| MULHERES PRESAS: HERDEIRAS DA (DES)POLÍTICA BRASILEIRA |
MARIA LUCIA RODRIGUES |
 |
| NARRATIVAS DE VIDA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO PESSOAL DE IDOSOS EM UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA |
ANNATÁLIA MENESES DE AMORIM GOMES |
 |
| O CORPO HUMANO, O PRINCÍPIO "SECARE" E A COMPLEXIDADE - CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
RONES DE DEUS PARANHOS |
 |
| O DESAFIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA CONTEMPORANEIDADE |
RODRIGO FERNANDES MEIRELES |
 |
| O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DA COMPLEXIDADE:POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR |
DENYSE MOTA DA SILVA |
 |
| O ENSINO JURÍDICO E A EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DOS SABERES NECESSÁRIOS AO PROCESSO EDUCACIONAL NOS CURSOS DE DIREITO. |
SAYRON RILLEY CARMO BEZERRA |
 |
| O FRACASSO ESCOLAR: VÁRIOS OLHARES |
ELIZABETH REGINA STREISKY DE FARIAS |
 |
| O MÉTODO DA COMPLEXIDADE: UMA VIA PARA APRENDIZAGEM PROSAICA E POÉTICA DA CULTURA |
JULIANO SISTHERENN |
 |
| O OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES E INSPIRAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO |
MARCOS VINÍCIUS GUIMARÃES DE PAULA |
 |
| O PENSAMENTO COMPLEXO COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO NA SOCIEDADE DO RISCO |
PHILIPPE HUBERT GIDON |
 |
| O PENSAMENTO COMPLEXO E O OBJETO AMBIENTAL EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL |
MARCOS JOSE SALGADO VITAL |
 |
| O PENSAMENTO COMPLEXO E OS ATOS DE CURRÍCULO COMO POTENCIALIDADES SOCIOCONSTRUCIONISTAS DE PRÁTICAS CURRICULARES E PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRE EM ESCOLAS SITUADAS EM TERRITÓRIOS DE |
JAMILE TRINDADE FREIRE |
 |
| O PENSAMENTO COMPLEXO NA ESCOLA (EIXO 3) |
EDNA MARIA CRUZ PINHO |
 |
| O PROCESSO COLABORATIVO E PROVISÓRIO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA COMO CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES |
LIANA ZAKIA MARTINS |
 |
| O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA. |
REGINA APARECIDA LOUREIRO CARONI |
 |
| O PROFESSOR FORMADOR EM TEMPOS COMPLEXOS: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E FORMAÇÃO |
MANUELA FONSECA GRANGEIRO |
 |
| ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - DIÁLOGO POR UMA NATUREZA EM HARMONIA |
VANESSA HASSON DE OLIVEIRA |
 |
| ORGANIZAÇÃO TÓRICO CONCEITUAL E PRÁTICA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE |
LAURETE MARIA RUARO |
 |
| OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E A CIDADANIA PLANETÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO |
JOSE AURICELIO BERNARDO CANDIDO |
 |
| O SEXTO SABER DE MORIN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
GIOVANA CRISTIANE DOROX |
 |
| OS OPERADORES COGNITIVOS DA COMPLEXIDADE NA PERSPECTIVA DA ECOFORMAÇÃO: CAMINHOS INTER-RETROATIVOS |
VIRGÍNIA OSTROSKI SALLES |
 |
| OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO |
ANTÔNIA DE JESUS SALES |
 |
| OS SETE SABERES E AS SETE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
NANCINILDE CARTÁGENES |
 |
| O SUJEITO ENTRE A COMPLEXIDADE E A SIMPLICIDADE - SABERES PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA |
MARIA GORETI AMBONI STADTLOBER |
 |
| PENSAMENTOS ESPARSOS SOBRE LINGUÍSTICA APLICADA: POR UMA PRÁTICA INTERVENCIONISTA NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARGUMENTAÇÃO NA ATUAL CONJUNTURA (INCERTA) DO BRASIL E DO MUNDO |
JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ |
 |
| PERCURSOS TRANSDISCIPLINARES NA SALA DE AULA: A DOCÊNCIA EM QUESTÃO |
REGINA CÉLIA ALVES DA CUNHA |
 |
| PESQUISA-AÇÃO FORMAÇÃO EM ESCOLAS POPULARES COMUNITÁRIAS: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES |
DENISE MOURA DE JESUS GUERRA |
 |
| POR UMA CONSTELAÇÃO FAMILIAR PLANETÁRIA -EXPANDINDO A CONSCIÊNCIA |
VANESSA HASSON DE OLIVEIRA |
 |
| PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS: UMA POLÍTICA DE CIVILIZAÇÃO |
PAULO ROBERTO RODRIGUES SIMÕES |
 |
| PROJETO: APOSTANDO NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA |
 |
| PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR EM UMA COMUNIDADE RURAL |
SIMONE CAROLINE PIONTKEWICZ |
 |
| PROJETO DE EXPERIÊNCIAS CRIADORAS - PEC |
ZORAYA MARIA DE OLIVEIRA MARQUES |
 |
| PROJETO MOSTRA CULTURAL: MAIS SOLIDARIEDADE, MENOS CÂNCER. POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR |
ELZA RODRIGUES BARBOSA PEIXOTO |
 |
| PROJETO SESC HERANÇA NATIVA: TRANSDISCIPLINARIDADES NAS PRÁTICAS E SABERES DOS POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ. |
PAULO HENRIQUE LEITÃO DOS SANTOS |
 |
| PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCA DE DIÁLOGO COM O PENSAMENTO COMPLEXO |
EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA |
 |
| QUEM SOU EU ENTRE LÍNGUAS? IDENTIDADE, INTERCÂMBIO E COMPLEXIDADE EM CENA |
DANIELA SANTOS AIRES |
 |
| RECONSTRUINDO O SABER JURÍDICO A PARTIR DE PRÁTICAS METODOLÓGICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES |
JORGE LUIZ OLIVEIRA DOS SANTOS |
 |
| RECURSIVIDADE E INTERCONEXÃO ENTRE O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E A TRANSDISCIPLINARIDADE VISUALIZADOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS |
EDNA LIZ PRIGOL |
 |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA A ORGANIZAÇÃO DE UMA CIDADE INTELIGENTE E PLANETÁRIA, O CASO DA CIDADE DE CINGAPURA |
TAMIRES CARDOSO DOS SANTOS |
 |
| RELATOS DE PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES: EM BUSCA DE SABERES E PRÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA NA EDUCAÇÃO JURÍDICA |
RAMON REBOUÇAS NOLASCO DE OLIVEIRA |
 |
| RESGATE DE SABERES INTEGRAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
ROSA MARIA RIGO |
 |
| SABERES DE GAIA: EDUCAÇÃO APLICADA À CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA PLANETÁRIA |
SANDRA DE FÁTIMA OLIVEIRA |
 |
| SABERES E EXPERIÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA DIALOGANDO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE |
MARIA ANTONIETA SILVEIRA LEITE ESMERALDO |
 |
| SABERES E FAZERES A PARTIR DE OFICINAS DE ARTE |
ELIETE FERNANDES MATIAS |
 |
| SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE |
LUCICLEIDE ARAÚJO DE SOUSA ALVES |
 |
| SABERES PERTINENTES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
CONCEIÇÃO APARECIDA VIUDE FERNANDES |
 |
| SABERES PERTINENTES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
MARIANGELICA ARONE |
 |
| SAÚDE COLETIVA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
JAINA BEZERRA DE AGUIAR |
 |
| SEMINÁRIOS CULTURA E MÍDIA – 20 ANOS: O COMPLEXO E INCERTO FENÔMENO DAS MEDIAÇÕES ENTRE CULTURA E MÍDIA. |
LUIZ TADEU FEITOSA |
 |
| SUSTENTA! REFLEXÕES SOBRE TRABALHO DOCENTE COLETIVO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL |
GABRIELA DA SILVA AZEVEDO |
 |
| TIC ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA – ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO: UM ESTUDO DE CASO. |
NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA |
 |
| TRAJETÓRIA DE RESISTÊNCIA DE CARLOS ROBERTO SOUSA – UM DOS SETE PRIMEIROS ESTUDANTES DO PRECE |
ANA MARIA TEIXEIRA ANDRADE |
 |
| TRANSDISCIPLINARIDADE E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: O ACOLHIMENTO COMO CAMINHO |
LUCIENE LESSA ANDRADE |
 |
| TRANSDISCIPLINARIDADE E SAÚDE: USO DA CARTILHA "SAIBA MAIS SOBRE HANSENÍASE" NA EDUCAÇÃO DA SAÚDE COMUNITÁRIA |
ISABELLE SIQUEIRA LIMA |
 |
| TRÂNSITO PARA A VIDA ADULTA DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO: ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS E HUMANIZADORAS |
LAURETE MARIA RUARO |
 |
| UMA CRÍTICA À SEPARAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E VIDA: APONTAMENTOS PARA UMA NOVA IMAGEM DE INCLUSÃO |
FELIPE LUIZ GOMES FIGUEIRA |
 |
| UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR SOBRE A FORMAÇÀO DE EDUCADORES |
LÍVIA COSTA DE ANDRADE |
 |
| UM ESTRANHO NO NINHO: UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL COMPLEXA EM UMA MATRIZ CURRICULAR TRADICIONAL |
MAXIMINA MARIA FREIRE |
 |
| UM OLHAR PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL |
ROSAMALIA OTONI PIMENTA CAMPOS |
 |
| UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR E COMPLEXO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS EM QUIXADÁ |
CÂNDIDA MARIA FARIAS CÂMARA |
 |
| UNIVERSIDADE E CONHECIMENTO NA ERA PLANETÁRIA: INTEGRANDO SABERES PARA COMPLEXIDADE |
LUDMILA DE ALMEIDA FREIRE |
 |
| VIVENDO UM DESTINO COMUM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA PARTICIPATIVA ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR PARA A REALIZAÇÃO DE UMA VIAGEM TÉCNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
EDILDEIA GUIMARAES DE SANTANA |
 |
| WHEN I WAS A CHILD I COULD/COULDN’T: A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
ARIANE MACEDO MELO |
 |