A ATUAÇÃO DA GESTÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO NA SALA DE AULA |
MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA |
|
A AUTOÉTICA, A SOCIOÉTICA, A ANTROPOÉTICA PRODUZINDO A EDUCAÇÃO BIOANTROPOÉTICA: O FLORESCIMENTO DOS ESTUDOS MORINIANOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EM PROCESSOS POTENTES DE CONVIVÊNCIAS HUMANAS |
ANA FELICIA GUEDES TRINDADE |
|
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À LUZ DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE |
LUDMILA NOGUEIRA DE ALMEIDA |
|
A COMPLEXIDADE E A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR/ TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
LORENA INÊS PETERINI MARQUEZAN |
|
A CONDIÇÃO HUMANA DE IMAGINADOR NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO |
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA |
|
A CONSTRUÇÃO DE HORTAS COLETIVAS ESCOLAR COMO PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DE SUSTENTABILIDADE PLANETÁRIA |
HAMANDA BRANDÃO PINHEIRO |
|
A CONSTRUÇÃO DE HORTAS COLETIVAS ESCOLAR COMO PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DE SUSTENTABILIDADE PLANETÁRIA |
CAMYLLA ALVES DO NASCIMENTO PESSOA |
|
A CONTRIBUIÇÃO DA ESTÉTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES |
CLEIDE RITA SILVÉRIO DE ALMEIDA |
|
A CRIAÇÃO DE POEMAS NA FORMAÇÃO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RAIMUNDO SARAIVA COELHO |
JOSÉ OBERDAN LEITE |
|
A DIVERSIDADE HUMANA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELIGANDO TEORIA E PRÁTICA |
DÉBORA ROCHA CARVALHO |
|
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: DA FRAGMENTAÇÃO À RELIGAÇÃO DOS SABERES |
TATIANE DA COSTA BARROS |
|
A EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE INTEGRADORA COMO SUPERAÇÃO DA MENTALIDADE CARTESIANA DICOTÔMICA E FRAGMENTADA |
CARLA JEANE HELFEMSTELLER COELHO DORNELLES |
|
A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCABILIDADES |
ANTONIA ARISDÉLIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA |
|
A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS DE APOIO ESTUDANTIL À FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
RITA DE CÁSSIA SANTANA DE OLIVEIRA |
|
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DE UMA PRÁXIS COMPLEXAMENTE TRANSDISCIPLINAR |
GERUSA DO LIVRAMENTO CARNEIRO DE OLIVEIRA MOURA |
|
ÁGUAS DE BEBER E TRABALHAR A VIDA NO ASSENTAMENTO DO LAVRADO DE RORAIMA |
MEIRE JOISY ALMEIDA PEREIRA |
|
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA E DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, NA COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
SANDRA MARIA MATTAR DIAZ |
|
A INTER/TRANSDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO GLOBAL |
CIBELLE AMORIM MARTINS |
|
A LITERATURA E OS SETE SABERES: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA E TRANSDICIPLINAR |
MARIA DO SOCORRO PINHEIRO |
|
ALTERIDADES MBYA-GUARANI NO FACEBOOK – RELATOS DE UMA VIVÊNCIA DE PESQUISA |
FATIMA ROSANE SILVEIRA SOUZA |
|
A PEDAGOGIA DAS VIVÊNCIAS / CONVIVÊNCIAS COMO COMPONENTE DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE |
NEI ALBERTO SALLES FILHO |
|
A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
ANDREIA RABELLO DE SOUZA |
|
A PESQUISA CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL DE EDGAR MORIN |
EVELINE LIMA DE CASTRO |
|
A PESQUISA “A EMERGÊNCIA DA ETNOAPRENDIZAGEM NO CAMPO ANTROPOEDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO ETNOLÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM COMO EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL”: UMA VIVÊNCIA APRENDENTE PARA A EDU. DO FUT |
SÍLVIA MICHELE LOPES MACEDO DE SÁ |
|
APOIO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA BIOCÊNTRICA E TRANSDISCIPLINAR |
CÂNDIDA MARIA FARIAS CÂMARA |
|
APORTES REFLEXIVOS PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR. UNA PEDAGOGÍA DE LA RECONSTRUCCIÓN |
RUBÉN OSCAR ELZ |
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DENTRO DE UM PARADIGMA INOVADOR EM SEUS SABERES E PRÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
DEISE MARIA MARQUES CHOTI |
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA TRANSDISCIPLINAR: UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO DE SABERES |
FRANCIANE RIBEIRO BARBOSA |
|
APRENDENDO SOBRE PROJETOS COM DINÂMICAS DE GRUPO: DIMENSÕES AFETIVAS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES |
|
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): UM MÉTODO TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO EDUCATIVO |
SAMIR CRISTINO DE SOUZA |
|
A PRESENCIALIDADE DO PROFESSOR VIRTUAL SOB O OLHAR DOS PRINCÍPIOS DA DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR |
FABRICIO DE OLIVEIRA RIBEIRO |
|
A PROPOSTA DE MORIN PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EMPREENDEDOR |
DÉBORA BARNI DE CAMPOS |
|
A REFLEXÃO COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
GIULIANA CASTRO BROSSI |
|
A REFORMA CURRICULAR NA EEM DEP. CESÁRIO BARRETO LIMA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO COMPLEXA E TRANSVERSAL |
RAFAEL LIRA GOMES BASTOS |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DA COMPLEXIDADE E DOS PRINCÍPIOS DA CARTA DA TERRA NA FORMAÇÃO HUMANA |
ROSANA GONÇALVES DA SILVA |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DAS EMOÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM |
ROSELINA NUNES DE ALMEIDA |
|
ATENDIMENTO ESCOLAR NO AMBIENTE HOSPITALAR |
JANILSON BARBOSA DE MELO |
|
A TESSITURA DA COMPLEXIDADE NA VISÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
FABIANE LOPES DE OLIVEIRA |
|
A TESSITURA DO SABER NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA PLANETÁRIA. |
GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO |
|
ATOS DE CURRÍCULO E AFETIVIDADE: SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
ANA VERENA MAGALHÃES MADEIRA |
|
A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A CIDADANIA PLANETÁRIA |
SANDRA DE FÁTIMA OLIVEIRA |
|
A TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
LUCIANA DE LIMA |
|
A TRANSVERSALIDADE NO ENSINO SUPERIOR COMO VIA DE REFORMA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E HUMANITÁRIA |
ELISAIDE TREVISAM |
|
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO USO DO LABORATÓRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA VISANDO À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL |
KLEYANE MORAIS VERAS |
|
A VIVÊNCIA DO SLACKLINE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ECOFORMANDO PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
MARCOS VINÍCIUS GUIMARÃES DE PAULA |
|
BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: AUTO-ECO-FORMAÇÃO DE BRINCANTES. |
ISAURA SANTANA FONTES |
|
CIDADANIA PLANETÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ |
ANA CLAUDIA FARIAS GOMES |
|
CIDADANIA PLANETÁRIA E ECOLOGIA DE SABERES: TRANSDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DA UNIVERSIDADE |
SILVIA ELISABETH MORAES |
|
COGNIÇÃO E CRIATIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUINDO SABERES E PRÁTICAS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
GISÉLIA OLIVEIRA DE SÁ NEVES |
|
COMISSÕES INTERGESTORES REGIONAIS: A COMPLEXIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESPAÇO SOCIAL |
EMMANUELLE FONSECA MARINHO DE ANIAS DALTRO |
|
COMPLEXIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ARTICULAÇÕES E DESAFIOS INTERDISCIPLINARES |
MARIA TEREZA RIBAS SABARÁ |
|
COMPLEXIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ARTICULAÇÕES E DESAFIOS INTERDISCIPLINARES. |
BRUNO LEITE DA SILVA |
|
COMUNIDADE DE PRÁTICA ONLINE À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: UMA EXPERIÊNCIA NO SESC SP |
WERLEY CARLOS DE OLIVEIRA |
|
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DESENHO |
MARIA LUIZA DE FREITAS GUIMARÃES |
|
CONCEPÇÕES INTER-TRANSDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
ADRIANA FERREIRA MENDONCA |
|
CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL TRANSDISCIPLINAR |
JULIANA ANDRADE COSTA |
|
CULTURA DE PAZ E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NECESSÁRIAS A EDUCAÇÃO DO FUTURO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM EDUCADORES |
LIVIA MARIA DUARTE DE CASTRO |
|
CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR COM BASE NO AUTOCONHECIMENTO |
MARIA DE FÁTIMA VIEGAS JOSGRILBERT |
|
DA EXCLUSÃO À ABERTURA PARA A DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA ECOLOGIA DE SABERES |
JONATHAS VILAS BOAS DE SANT'ANA |
|
DECLAMADORES DE POESIA: UMA PERSPECTIVA CRIATIVA E TRANSDISCIPLINAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
KÊNIA PAULINO DE QUEIROZ SOUZA |
|
DEMOCRACIA DIRETA: RECONSTRUINDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PSICOLIGIA COMUNITARIA E DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA |
SARA CAVALCANTE GOIS |
|
DIDÁTICA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES COMPLEXAS E TRANSDISCIPLINARES |
MARILZA VANESSA ROSA SUANNO |
|
DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR E LEGISLAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PERIÓDICOS COM QUALIS/CAPES |
LÍLIAN CAPORLÍNGUA GIESTA |
|
DOCÊNCIA E AÇÃO EDUCATIVA NA EAD: UMA VISÃO COMPLEXA |
CRISTIANE FREIRE DE SÁ |
|
DO CORPO NA ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM TRANSPSICOMOTRICIDADE |
FABIENNE BRUCE OLIVEIRA |
|
DUAS VOZES: DIÁLOGOS ENTRE A VIDA DE EDGAR MORIN E PAULO FREIRE |
SIMONE SENDIN MOREIRA GUIMARÃES |
|
E-COE: ROMPENDO OS MUROS DA ESCOLA COM PRÁTICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES |
CIBELLE AMORIM MARTINS |
|
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E SOCIEDADE SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE HUMANA |
SIMONE SARTORI JABUR |
|
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA A CIDADANIA PLANETÁRIA |
NELSON FENDER |
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS, DESAFIOS E PREVISÕES |
CÍCERA JACIELLY DE MATOS CASSIANO |
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PEDAGOGIA WALDORF: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA A PARTIR DO ESTUDO DO PROCESSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE JOÃO PESSOA-PB |
SANDRA SYLVIA ZIEGLER |
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÃO E POSIÇÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES |
LÍLIAN CAPORLÍNGUA GIESTA |
|
EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: A OBRA LITERÁRIA COMO MÁQUINA DE LINGUAGEM - REFLEXÕES INICIAIS |
JULIANA MICHELLI DA SILVA OLIVEIRA |
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO BASE PARA A PRÁTICA DE UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
ELISAIDE TREVISAM |
|
EDUCAÇÃO GUARANI: VIVÊNCIA E ESPIRITUALIDADE UMA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA CIDADÃ E PLANETÁRIA |
ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES |
|
EDUCAÇÃO NA CIDADANIA A PARTIR DO PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (PIEF) |
DARLIANE SILVA DO AMARAL |
|
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: TRANSDISCIPLINARIDADE E PERMACULTURA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. |
RENATA RIBEIRO TORQUATO |
|
EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS E O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
|
EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS E O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA. RESUMO |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
|
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL ASSISTIDO POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA |
ADRIANA SIMÃO MAGALHÃES |
|
EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR |
ROSIANE CRISTINA MUNIZ DE OLIVEIRA |
|
EDUCADORES SOCIAIS: TRANS"FORMANDO-SE" EM AGENTES DE PAZ |
SILVANA FERNANDES RODRIGUES GONDIM |
|
EDUCAR E APRENDER PELA PESQUISA: UMA OPÇÃO METODOLÓGICA À CONSTRUÇÃO DOS SABERES |
LEOCILEA APARECIDA VIEIRA |
|
ENSINAR A COMPREENSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO SEXTO SABER DE MORIN |
DANIELA GURESKI RODRIGUES |
|
ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA: A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
AGESILAU SILVA DE CARVALHO NETO |
|
ENSINO DE BIOLOGIA E ESPANHOL: A CONEXÃO DOS SABERES CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE |
ROSANE SALETE SASSET |
|
ENTRE RUPTURAS E PERMANÊNCIAS: PENSAR A EDUCAÇÃO ENTRE O DISCURSO DA REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NO PERÍODO COLONIAL. |
MARUZA ARAÚJO MONTEIRO |
|
ENTREVISTA COMPREENSIVA: POSSIBILIADES DE APROXIMAÇÃO COM O PENSAMENTO COMPLEXO |
ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA |
|
EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL E COMPLEXIDADE: ALGUMAS PREMISSAS PARA O ENSINAR E O APRENDER DIREITO AMBIENTAL |
GERMANA PARENTE NEIVA BELCHIOR |
|
ESCOLAS CRIATIVAS: LETRAMENTO TRANSDISCIPLINAR E FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO ÂMBITO DA REFORMA DO PENSAMENTO |
HÉLEN FERNANDES MOREIRA |
|
ESCUTA ATIVA E AMOROSA: TECENDO REDES DE PROTEÇÃO ENTRELAÇADAS COM AS VOZES DA RESILIÊNCIA E DA COMPLEXIDADE |
ELIANE CLEONICE ALVES PRECOMA |
|
ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS MBYÁ-GUARANI |
ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES |
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR |
MARIA DE FÁTIMA VIEGAS JOSGRILBERT |
|
ESTRATÉGIA DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR E SUA CONTRIBUIÇÃO A PRÁXIS DOCENTE À LUZ DOS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO |
LUCICLEIDE ARAÚJO DE SOUSA ALVES |
|
ÉTICA: UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
|
ÉTICA: UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE.RESUMO |
MARIA DOLORES FORTES ALVES |
|
ÉTICA DA ALTERIDADE E LAZER: UM PROCESSO COMPLEXO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES |
TÂNIA MARA VIEIRA SAMPAIO |
|
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO EDUCATIVO |
MÔNICA KARINA SANTOS REIS |
|
EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS SOBRE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA INTERVENÇÃO DA EDUCADORA MARIBEL BARRETO |
JULIANA ANDRADE COSTA |
|
FEFEFR |
ROSAMARIA DE MEDEIROS ARNT |
|
FIAT LUX: UM (RE) ENCONTRO À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
FERNANDA DE OLIVEIRA SILVA |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS: A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS ESCOLARES À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO |
TAÍS WOJCIECHOWSKI SANTOS |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POTENCIALIDADES CRIATIVAS NA ESCOLA DANIEL BATISTA |
MARIA JOSÉ DA SILVA MORAIS |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONECTANDO COM O PENSAMENTO DE EDGAR MORIN |
ARIÉLLA FERREIRA VÉRA |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: UMA RELEITUA NA VOZ DO DOCENTE |
ANGELA MARIA INFANTE |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PENSAR COMPLEXO NA DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR |
MARLENE BARBOSA DE FREITAS REIS |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA TRILHA COMPLEXA ENTRE VIVÊNCIAS E IMAGENS |
JULIANA BREUNIG |
|
FORMAÇÃO DOCENTE E LINGUÍSTICA APLICADA: UM PROCESSO COMPLEXO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
SUELI SALLES FIDALGO |
|
FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR À FENOMENOLOGIA DA TRANSCULTURALIDADE E DAS COMPETÊNCIAS TECNOLOGIAS |
PAULO CORRÊA MENDES |
|
FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR À FENOMENOLOGIA DA TRANSCULTURALIDADE E DAS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS |
PAULO CORRÊA MENDES |
|
FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICO DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO E A CULTURA DE MUDANÇA NO CAMPO DA DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE RUPTURA COM O PARADIGMA EDUCACIONAL VIGENTE |
CLÁUDIA DO NASCIMENTO |
|
GESTÃO SISTÊMICA: A TRANSDISCIPLINARIDADE NAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS |
KÁTIA MARIA DOS SANTOS |
|
GRUPO DE ESTUDO, PESQUISA E AÇÃO PEDAGÓGICA-GEPAP: EXPERIÊNCIA DE AUTO-ECO FORMAÇÃO |
TÂNIA MARIA DE SOUSA FRANÇA |
|
HARMONIZAÇÃO E VISUALIZAÇÃO CRIATIVA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL |
ELIZANGELA LIMA DO NASCIMENTO |
|
HISTÓRIAS DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO INOVADOR E TRANSFORMADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS. |
GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO |
|
IMPRENSA, ORALIDADE E MITOLOGIA: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA COM NARRATIVAS POLÍTICAS EM MOSSORÓ-RN. |
KARLLA CHRISTINE ARAÚJO SOUZA |
|
IMPRESSÕES DE DOCENTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE UM CURSO SUPERIOR |
ANAIRTES MARTINS DE MELO |
|
INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL- CRID |
ANA CARMEN DE SOUZA SANTANA |
|
INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DO REDUCIONISMO À MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA |
ANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS |
|
LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
SIMONE LEAL SOUZA COITÉ |
|
LEITURA LITERÁRIA E COMPLEXIDADE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL |
ROMILDA TEODORA ENS |
|
LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR |
AKAUÊ BASILI ELIOPOULOUS LIMA |
|
LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR |
AKAUÊ BASILI ELIOPOULOUS LIMA |
|
MAPA COGNITIVO DA COMPLEXIDADE DAS SECAS NO SERTÃO SEMIÁRIDO |
MAGDA HELENA DE ARAÚJO MAIA |
|
MEDITAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL |
LUCIANA FERNANDES MARQUES |
|
MENINAS DA VILA: CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
CARLA CONTI DE FREITAS |
|
METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE SOUSA-PB |
VALMIZA DA COSTA RODRIGUES DURAND |
|
METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR PARA AVALIAR UNIVERSIDADES CORPORATIVAS |
FABIO CASSIO COSTA MORAES |
|
MOSTRA INTERDISCIPLINAR: JUVENTUDE, ARTE E CIÊNCIA DO IFCE: TRAÇANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO |
FABIANA LIMA ABREU |
|
MULHERES PRESAS: HERDEIRAS DA (DES)POLÍTICA BRASILEIRA |
MARIA LUCIA RODRIGUES |
|
NARRATIVAS DE VIDA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO PESSOAL DE IDOSOS EM UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA |
ANNATÁLIA MENESES DE AMORIM GOMES |
|
O CORPO HUMANO, O PRINCÍPIO "SECARE" E A COMPLEXIDADE - CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
RONES DE DEUS PARANHOS |
|
O DESAFIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA CONTEMPORANEIDADE |
RODRIGO FERNANDES MEIRELES |
|
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DA COMPLEXIDADE:POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR |
DENYSE MOTA DA SILVA |
|
O ENSINO JURÍDICO E A EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DOS SABERES NECESSÁRIOS AO PROCESSO EDUCACIONAL NOS CURSOS DE DIREITO. |
SAYRON RILLEY CARMO BEZERRA |
|
O FRACASSO ESCOLAR: VÁRIOS OLHARES |
ELIZABETH REGINA STREISKY DE FARIAS |
|
O MÉTODO DA COMPLEXIDADE: UMA VIA PARA APRENDIZAGEM PROSAICA E POÉTICA DA CULTURA |
JULIANO SISTHERENN |
|
O OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES E INSPIRAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO |
MARCOS VINÍCIUS GUIMARÃES DE PAULA |
|
O PENSAMENTO COMPLEXO COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO NA SOCIEDADE DO RISCO |
PHILIPPE HUBERT GIDON |
|
O PENSAMENTO COMPLEXO E O OBJETO AMBIENTAL EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL |
MARCOS JOSE SALGADO VITAL |
|
O PENSAMENTO COMPLEXO E OS ATOS DE CURRÍCULO COMO POTENCIALIDADES SOCIOCONSTRUCIONISTAS DE PRÁTICAS CURRICULARES E PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRE EM ESCOLAS SITUADAS EM TERRITÓRIOS DE |
JAMILE TRINDADE FREIRE |
|
O PENSAMENTO COMPLEXO NA ESCOLA (EIXO 3) |
EDNA MARIA CRUZ PINHO |
|
O PROCESSO COLABORATIVO E PROVISÓRIO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA COMO CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES |
LIANA ZAKIA MARTINS |
|
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA. |
REGINA APARECIDA LOUREIRO CARONI |
|
O PROFESSOR FORMADOR EM TEMPOS COMPLEXOS: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E FORMAÇÃO |
MANUELA FONSECA GRANGEIRO |
|
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - DIÁLOGO POR UMA NATUREZA EM HARMONIA |
VANESSA HASSON DE OLIVEIRA |
|
ORGANIZAÇÃO TÓRICO CONCEITUAL E PRÁTICA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE |
LAURETE MARIA RUARO |
|
OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E A CIDADANIA PLANETÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO |
JOSE AURICELIO BERNARDO CANDIDO |
|
O SEXTO SABER DE MORIN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
GIOVANA CRISTIANE DOROX |
|
OS OPERADORES COGNITIVOS DA COMPLEXIDADE NA PERSPECTIVA DA ECOFORMAÇÃO: CAMINHOS INTER-RETROATIVOS |
VIRGÍNIA OSTROSKI SALLES |
|
OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO |
ANTÔNIA DE JESUS SALES |
|
OS SETE SABERES E AS SETE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
NANCINILDE CARTÁGENES |
|
O SUJEITO ENTRE A COMPLEXIDADE E A SIMPLICIDADE - SABERES PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA |
MARIA GORETI AMBONI STADTLOBER |
|
PENSAMENTOS ESPARSOS SOBRE LINGUÍSTICA APLICADA: POR UMA PRÁTICA INTERVENCIONISTA NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARGUMENTAÇÃO NA ATUAL CONJUNTURA (INCERTA) DO BRASIL E DO MUNDO |
JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ |
|
PERCURSOS TRANSDISCIPLINARES NA SALA DE AULA: A DOCÊNCIA EM QUESTÃO |
REGINA CÉLIA ALVES DA CUNHA |
|
PESQUISA-AÇÃO FORMAÇÃO EM ESCOLAS POPULARES COMUNITÁRIAS: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES |
DENISE MOURA DE JESUS GUERRA |
|
POR UMA CONSTELAÇÃO FAMILIAR PLANETÁRIA -EXPANDINDO A CONSCIÊNCIA |
VANESSA HASSON DE OLIVEIRA |
|
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS: UMA POLÍTICA DE CIVILIZAÇÃO |
PAULO ROBERTO RODRIGUES SIMÕES |
|
PROJETO: APOSTANDO NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA |
|
PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR EM UMA COMUNIDADE RURAL |
SIMONE CAROLINE PIONTKEWICZ |
|
PROJETO DE EXPERIÊNCIAS CRIADORAS - PEC |
ZORAYA MARIA DE OLIVEIRA MARQUES |
|
PROJETO MOSTRA CULTURAL: MAIS SOLIDARIEDADE, MENOS CÂNCER. POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR |
ELZA RODRIGUES BARBOSA PEIXOTO |
|
PROJETO SESC HERANÇA NATIVA: TRANSDISCIPLINARIDADES NAS PRÁTICAS E SABERES DOS POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ. |
PAULO HENRIQUE LEITÃO DOS SANTOS |
|
PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCA DE DIÁLOGO COM O PENSAMENTO COMPLEXO |
EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA |
|
QUEM SOU EU ENTRE LÍNGUAS? IDENTIDADE, INTERCÂMBIO E COMPLEXIDADE EM CENA |
DANIELA SANTOS AIRES |
|
RECONSTRUINDO O SABER JURÍDICO A PARTIR DE PRÁTICAS METODOLÓGICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES |
JORGE LUIZ OLIVEIRA DOS SANTOS |
|
RECURSIVIDADE E INTERCONEXÃO ENTRE O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E A TRANSDISCIPLINARIDADE VISUALIZADOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS |
EDNA LIZ PRIGOL |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA A ORGANIZAÇÃO DE UMA CIDADE INTELIGENTE E PLANETÁRIA, O CASO DA CIDADE DE CINGAPURA |
TAMIRES CARDOSO DOS SANTOS |
|
RELATOS DE PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES: EM BUSCA DE SABERES E PRÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA NA EDUCAÇÃO JURÍDICA |
RAMON REBOUÇAS NOLASCO DE OLIVEIRA |
|
RESGATE DE SABERES INTEGRAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
ROSA MARIA RIGO |
|
SABERES DE GAIA: EDUCAÇÃO APLICADA À CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA PLANETÁRIA |
SANDRA DE FÁTIMA OLIVEIRA |
|
SABERES E EXPERIÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA DIALOGANDO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE |
MARIA ANTONIETA SILVEIRA LEITE ESMERALDO |
|
SABERES E FAZERES A PARTIR DE OFICINAS DE ARTE |
ELIETE FERNANDES MATIAS |
|
SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE |
LUCICLEIDE ARAÚJO DE SOUSA ALVES |
|
SABERES PERTINENTES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
CONCEIÇÃO APARECIDA VIUDE FERNANDES |
|
SABERES PERTINENTES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA |
MARIANGELICA ARONE |
|
SAÚDE COLETIVA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
JAINA BEZERRA DE AGUIAR |
|
SEMINÁRIOS CULTURA E MÍDIA – 20 ANOS: O COMPLEXO E INCERTO FENÔMENO DAS MEDIAÇÕES ENTRE CULTURA E MÍDIA. |
LUIZ TADEU FEITOSA |
|
SUSTENTA! REFLEXÕES SOBRE TRABALHO DOCENTE COLETIVO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL |
GABRIELA DA SILVA AZEVEDO |
|
TIC ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA – ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO: UM ESTUDO DE CASO. |
NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA |
|
TRAJETÓRIA DE RESISTÊNCIA DE CARLOS ROBERTO SOUSA – UM DOS SETE PRIMEIROS ESTUDANTES DO PRECE |
ANA MARIA TEIXEIRA ANDRADE |
|
TRANSDISCIPLINARIDADE E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: O ACOLHIMENTO COMO CAMINHO |
LUCIENE LESSA ANDRADE |
|
TRANSDISCIPLINARIDADE E SAÚDE: USO DA CARTILHA "SAIBA MAIS SOBRE HANSENÍASE" NA EDUCAÇÃO DA SAÚDE COMUNITÁRIA |
ISABELLE SIQUEIRA LIMA |
|
TRÂNSITO PARA A VIDA ADULTA DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO: ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS E HUMANIZADORAS |
LAURETE MARIA RUARO |
|
UMA CRÍTICA À SEPARAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E VIDA: APONTAMENTOS PARA UMA NOVA IMAGEM DE INCLUSÃO |
FELIPE LUIZ GOMES FIGUEIRA |
|
UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR SOBRE A FORMAÇÀO DE EDUCADORES |
LÍVIA COSTA DE ANDRADE |
|
UM ESTRANHO NO NINHO: UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL COMPLEXA EM UMA MATRIZ CURRICULAR TRADICIONAL |
MAXIMINA MARIA FREIRE |
|
UM OLHAR PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL |
ROSAMALIA OTONI PIMENTA CAMPOS |
|
UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR E COMPLEXO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS EM QUIXADÁ |
CÂNDIDA MARIA FARIAS CÂMARA |
|
UNIVERSIDADE E CONHECIMENTO NA ERA PLANETÁRIA: INTEGRANDO SABERES PARA COMPLEXIDADE |
LUDMILA DE ALMEIDA FREIRE |
|
VIVENDO UM DESTINO COMUM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA PARTICIPATIVA ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR PARA A REALIZAÇÃO DE UMA VIAGEM TÉCNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
EDILDEIA GUIMARAES DE SANTANA |
|
WHEN I WAS A CHILD I COULD/COULDN’T: A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
ARIANE MACEDO MELO |
|