"TRADIÇÃO OU TRADIÇÕES" : O BUMBA MEU BOI DO NORTE DO PIAUÍ. |
CALIL FELIPE ZACARIAS ABRÃO. |
 |
A ATIVIDADE EDUCATIVA ESCOLAR COMO PROCESSO DE TRABALHO |
LUIZIANE HELENA DO NASCIMENTO |
 |
A AUTORIA FEMININA NO TEXTO LITERÁRIO: LOURDES RAMALHO, UMA DRAMATURGA NORDESTINA FORA DA ESTANTE NACIONAL |
JOÃO DANTAS FILHO |
 |
A CONSTRUÇÃO DE UM SENSO DE COMUNIDADE NA ESCRITA DE NICODEMOS ARAÚJO. |
GLEICIANE MARIA SILVEIRA E FREITAS |
 |
A CONSTRUÇÃO DO NORDESTE NA OBRA DE LUIZ GONZAGA |
MARIA VALÉRIA ABREU PONTES |
 |
A CONSTRUÇÃO DO NORDESTE NA OBRA DE LUIZ GONZAGA |
ANTÔNIO ROBERTO SOARES CAVALCANTE |
 |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN NO ENSINO DE TEMAS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA. |
ZILFRAN VARELA FONTENELE |
 |
AIDS, ACONTECEU COMIGO (1985) E FILADÉLFIA (1993): RECEPÇÃO DAS OBRAS FÍLMICAS ESTADUNIDENSES E A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA. |
BRUNA APARECIDA BARROS |
 |
A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO BIOGRÁFICO NA ANTIGUIDADE TARDIA: CULTURA ESCRITA E PODER EM GREGÓRIO DE NISSA (SÉC. IV D. C) |
RUBEN RYAN GOMES DE OLIVEIRA |
 |
A MEMÓRIA DA ESCOLA CNEC E O ENSINO DE HISTORIA LOCAL EM AMANAIARA – CEARA |
MARIA VALÉRIA ABREU PONTES |
 |
A MEMÓRIA E ORALIDADE COMO DIFUSORES DO SANTO DAIME E DA CURA. |
IZABELLE DO VALE SOUSA |
 |
A NARRATIVA NA HISTÓRIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AB URBE CONDITA LIBRI DE TITO LÍVIO |
MARINALVA VILAR DE LIMA |
 |
A ORALIDADE NA MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA NA ARTE DE CURAR: DAS BRUXAS DO MEDIEVO ÀS ATUAIS BENZEDEIRAS |
YLS RABELO CÂMARA |
 |
A POLÍTICA DE ESTADO E O TRABALHADOR NORDESTINO NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA |
COSMA SILVA DE ARAÚJO |
 |
A REPRESENTAÇÃO DO CAVALEIRO MEDIEVAL NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DA OBRA AS BRUMAS DE AVALON, DE MARION ZIMMER BRADLEY (1982) |
LUCAS TRÉVIA DE OLIVEIRA |
 |
A SANTIDADE POPULAR DO MENINO PERDIDO |
WALTER FERREIRA REBOUÇAS |
 |
AS MENININHAS E OS BICHOS DE RACHEL DE QUEIROZ: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DO COMPORTAMENTO DA JUVENTUDE EM MEIO A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO GOVERNO MILITAR (1964-1975) |
LIA MIRELLY TAVORA MOITA |
 |
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E IMPRENSA INSURRECTA: A VANGUARDA DO MOVIMENTO DE DEPOSIÇÃO À OLIGARQUIA ACCIOLINA |
RAFAEL LIMA |
 |
ASSOCIATIVISMO E LEGIONARISMO: DIÁLOGOS ENTRE OPERÁRIOS E A LEGIÃO CEARENSE DO TRABALHO NOS ANOS 1930 |
EDUARDO OLIVEIRA PARENTE |
 |
AS TEORIAS (RES)SOCIALIZADORAS E AS PRÁTICAS ESCOLARES NO PRESÍDIO DO SERROTÃO EM CAMPINA GRANDE-PB. |
HELMANO DE ANDRADE RAMOS |
 |
A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE TEMAS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. |
ZILFRAN VARELA FONTENELE |
 |
BACO E SUA IMAGEM CONTROVÉRSIA NA OBRA “AS METAMORFOSES” |
LUCAS JOSE CRUZ BASTOS MOURA |
 |
BERNAL DE BONAVAL E AS CANTIGAS DE AMOR (SÉC. XIII) |
JOÃO BRUNO FRAGA |
 |
BIOGRAFIAS NA PRODUÇÃO HISTÓRICA DE GUILHERME STUDART |
PAULA VIRGINI PINHEIRO BATISTA |
 |
CANTO DOS MALDITOS EM BICHO DE SETE CABEÇAS |
YLS RABELO CÂMARA |
 |
CATOLICISMO E A ‘SOMBRA’ DO CONSERVADORISMO. |
WENDELL GUEDES DA SILVA |
 |
CIDADES, MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA: DIÁLOGOS E EMBATES |
MANUEL COELHO ALBUQUERQUE |
 |
COMO ‘AVES DE ARRIBAÇÃO’: A METÁFORA DO CAMINHO NAS ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE -CE. |
MATEUS PINHEIRO |
 |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CASOS AMOROSOS DOS DEUSES NAS METAMORFOSES DE OVÍDIO |
FLAVIANO OLIVEIRA DOS SANTOS |
 |
DESDOBRAMENTOS DA CRISE MILITAR DE 1831 NA PROVÍNCIA DO CEARÁ |
JOSE AIRTON FERREIRA DA COSTA JUNIOR |
 |
DIÁLOGOS ENTRE VIDA E ARTE: UMA INCURSÃO NA OBRA DE JOHN CAGE |
LARYCE RHACHEL MARTINS SANTOS |
 |
DIÁLOGOS ENTRE VIDA E ARTE: UMA INCURSÃO NA OBRA DE JOHN CAGE (1940 -1950) |
LARYCE RHACHEL MARTINS SANTOS |
 |
DIMENSÕES MNEMÔNICAS: REFLEXÕES SOBRE A MEMÓRIA COLETIVA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO CEARENSE(1956-1964) |
FREDERICO DE ANDRADE PONTES |
 |
DO CURRAL DA FAZENDA AO CORREDOR CULTURAL DA CIDADE DE SOBRAL-CE – A BRINCADEIRA DO BOI NA SEDE (2005 – 2016) |
MARIA VALÉRIA ABREU PONTES |
 |
DOENÇA MENTAL, INSTITUCIONALIZAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICA |
LARISSA SANTANA CAVALCANTE |
 |
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE MENTAL: PENSAR A DESISNTITUCIONALIZAÇÃO DA LOUCURA EM CONTEXTOS DE POBREZA. |
PEDR MARINHO DOS SANTOS JUNIOR |
 |
EXÉRCITO ROMANO E MITRAISMO: RELIGIOSIDADE EM QUESTÃO |
JOÃO MARCOS ALVES MARQUES |
 |
FIOS DA VIDA NA CIDADE LEMBRADA – AS MEMÓRIAS DE LUIZ MOTTA FILHO |
KATYUSCIA KELLY CATÃO DE SOUSA |
 |
HERMES, HERMÉTICO, HERMAION, HERMAS: AS MUITAS REPRESENTAÇÕES DE UM DEUS. |
PAULO ROBERTO BARBOSA SOUZA |
 |
HISTÓRIA, MEMÓRIA E SENSIBILIDADES EM FRANCISCO ADOLFO DE VARNHAGEN |
THIAGO ALVES NUNES RODRIGUES TAVARES |
 |
HISTÓRIA, POLÍTICA E(M) FUTEBOL: REFLEXÕES SOBRE MEMÓRIAS DE TORCEDORES ANTIFASCISTAS |
CAIO LUCAS MORAIS PINHEIRO |
 |
HISTÓRIA ORAL DO MOVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: DE ASSOCIAÇÃO DOCENTE À SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN (1979-1988). |
MARINA LEITE SUZART |
 |
IDEAL DE BELEZA: DISSEMINAÇÃO DE UMA PROPOSTA OU DE UMA IMPOSIÇÃO? |
CAMILA PARENTE DA COSTA |
 |
IMPRENSA ALTERNATIVA NO CEARÁ NA ABERTURA POLÍTICA |
IZA LUCIENE MENDES REGIS |
 |
JOSÉ DE ALENCAR. O INDÍGENA E O POPULAR NA FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA |
MANOEL CARLOS FONSECA DE ALENCAR |
 |
JUDEUS FRANCESES NA MODERNIDADE |
EUSTAQUIO GONZAGA ALVARENGA JÚNIOR |
 |
LINGUAGEM, EXPRESSÃO E CULTURA: PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E IDENTIDADE NA COMUNIDADE DO GENGIBRE |
OZANGELA DE ARRUDA SILVA |
 |
MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: PATRIMÔNIO CULTURAL E INSURGÊNCIA POLÍTICA ENTRE OS TREMEMBÉS DE ALMOFALA. |
RENATA LOPES DE OLIVEIRA |
 |
MULHERES DA LAVOURA: O COTIDIANO DE LIBERTAS NOS CAMPOS DA CACHOEIRA |
MARIA CRISTINA MACHADO DE CARVALHO |
 |
MULHERES DA LAVOURA: O COTIDIANO DE LIBERTAS NOS CAMPOS DA CACHOEIRA |
MARIA CRISTINA MACHADO DE CARVALHO |
 |
MUNDOS DO TRABALHO NO CAMPO: CONFLITOS NO BAIXO E MÉDIO JAGUARIBE CEARENSE. |
MÁRIO MARTINS VIANA JÚNIOR |
 |
MUSEU DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA AÇÃO EDUCATIVA NO INSTITUTO DO MUSEU JAGUARIBANO. |
ALEX DA SILVA FARIAS |
 |
NASCIDO PARA UMA NOVA VIDA - A SANTIDADE POPULAR DO MENINO PERDIDO NAS LOCALIDADES DE NOVA VIDA E BOÁGUA |
WALTER FERREIRA REBOUÇAS |
 |
O DESTRUIDOR DAS CRUZES: O IMAGINÁRIO DE DEMONIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO LITERÁRIA DE VALGARÐR INN GRÁI NA BRENNU-NJÁLS SAGA (SÉC. XIII) |
JOSE LUCAS CORDEIRO FERNANDES |
 |
OS COCOS NO CARIRI CEARENSE: PANORAMAS DE “UM OUTRO TEMPO” E TRÂNSITOS DAS CULTURAS POPULARES |
CAMILA MOTA FARIAS |
 |
OS DOMÍNIOS DE DEMÉTER: REPRESENTAÇÕES DA MULHER IDEAL EM ATENAS. |
MARÍLIA DA ROCHA MARQUES |
 |
OS SUBTERRÂNEOS DO MEDO: AS AÇÕES DO APARELHO DE REPRESSÃO NA DITADURA CIVIL-MILITAR NO CEARÁ (1964- 1985) |
ANDRÉ PINHEIRO DE SOUZA |
 |
OS TRABALHADORES DO PORTO DE FORTALEZA: O SINDICALISMO E O ISOLIDARISMO (1912-1933) |
NÁGILA MAIA DE MORAIS GALVÃO |
 |
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
MARIANA GUIMARÃES DE SOUZA |
 |
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
MARIANA GUIMARÃES DE SOUZA |
 |
O “POPULAR” NAS POLÍTICAS CULTURAIS. O CERES E A INSERÇÃO DO CEARÁ NOS DEBATES SOBRE OS NOVOS USOS DA “CULTURA POPULAR” |
ANA AMÉLIA RODRIGUES DE OLIVEIRA |
 |
PAURILLO BARROSO (1894 -1968) – TRAJETÓRIA DO ARTISTA NA MODERNIDADE |
LUCILA PEREIRA DA SILVA BASILE |
 |
PAURILLO BARROSO (CE, 1894 – 1968): UM FITZCARRALDO EM TERRAS ALENCARINAS |
LUCILA PEREIRA DA SILVA BASILE |
 |
QUERO VER: AUDIOVISUAL E HISTÓRIA DO BRASIL RECENTE. |
VIVIANE PRADO BEZERRA |
 |
RECEPÇÃO E CONFLITO: O VIDEOCLIPE “ISSO AQUI É UMA GUERRA” DO FACÇÃO CENTRAL E A DIVERSIDADE DE CLASSIFICAÇÕES |
ALISSON CRUZ SOLEDADE |
 |
ROMARIAS EM JUAZEIRO DO NORTE: REFLETINDO ACERCA DO NOVO OLHAR DA IGREJA CATÓLICA PARA O EVENTO |
GERÔNIMO COELHO PINHEIRO |
 |
SÓ A MULHER TEM DESSES RASGOS DE HEROÍSMO: ATUAÇÃO FEMININA NO COMBATE AO CÓLERA |
MAYARA DE ALMEIDA LEMOS |
 |
SOBRE A FORMA MAIS ACERTADA DE SE ESCREVER A HISTÓRIA DO BRASIL: O CASO VON MARTIUS |
THIAGO ALVES NUNES RODRIGUES TAVARES |
 |
TRABALHO E ENSINO: CONTROLE SOCIAL EM FORTALEZA (1910 - 1927) |
MATHEUS DE SOUSA LIMA |
 |
TRAJETÓRIA DA LOUCURA AO SOFRIMENTO PSÍQUICO |
DAIANA DE JESUS MOREIRA |
 |
UMA INFÂNCIA NO LIMITE: O SER CRIANÇA NO RELATO MEMORIALÍSTICO DE LUIZ ALBERTO MENDES. |
ALARCON AGRA DO Ó |
 |
UMA SANTIDADE EM CONSTRUÇÃO: MARIA DAS QUENGAS E SEUS DEVOTOS |
RUAN CARLOS MENDES |
 |
“A DARWINIZAÇÃO DO DIREITO”: UMA RELEITURA DO DIREITO E DE SUA FUNÇÃO NO REORDENAMENTO CIVILIZATÓRIO DE FORTALEZA (1896-1914) |
LUCAS ARAÚJO GOMES FROTA |
 |
“ANOS REBELDES” - MÚSICA E POLÍTICA NA DÉCADA DE 1960: QUAL O CAMINHO DA MPB? |
VALÉRIA APARECIDA ALVES |
 |
“A NOSSA LIBERDADE EM PERIGO”: LIBERDADE PRECÁRIA E LIBERALISMO NO JORNAL LIBERTADOR (1881-1884) |
FRANCISCO PAULO DE OLIVEIRA MESQUITA |
 |
“AS PESSOAS MAIS GRADAS DA CIDADE”: A MEMÓRIA E LIGAÇÃO DA ELITE DIRIGENTE DE FORTALEZA COM OS SÓCIOS DO CLUBE CEARENSE (1867-1877) |
THIAGO ELOI BAHIA |
 |
“ESCRITOR E ESCULTOR DE MEMÓRIAS”: MEMÓRIA DE SI NA OBRA DO POETA E CANTADOR ALBERTO PORFÍRIO DA SILVA. |
MARIA VLADIA DOS SANTOS LIMA |
 |
“NO CEARÁ, O INTEGRALISMO ESTÁ ORGANIZADO E REPRESENTADO PELA LEGIÃO CEARENSE DO TRABALHO”: LCT; A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO FASCISTA |
JULIANA SAMARA DE SOUZA GARCIA |
 |
“O FAZER TEATRAL” E “O GRITA VIVE!”: ANÁLISE DE DISCURSOS E NARRATIVAS (INDEPENDENTE DE QUEM E AMADOR COMO?) |
THAÍS PAZ DE OLIVEIRA MOREIRA |
 |
“OS TRABALHADORES CEARENSES SÃO FILHOS DA LIBERDADE?”: SERVIÇO DOMÉSTICO E HABITUS SENHORIAL, A REGULAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE CRIADOS DE SERVIR, FORTALEZA (1881-1887). |
EYLO FAGNER SILVA RODRIGUES |
 |
“SE NÃO VEM DA PROFECIA O CLIMA QUE O CÉU LHE DAR, QUE DEUS COM SABEDORIA MANDA QUE CHOVA POR LÁ”: OS CANTARES CEARENSES EM 78RPM (1940-1960). |
ANA LUIZA RIOS MARTINS |
 |
“SOU EU QUEM TOCA, SOU EU QUEM DANÇA”: O SECOS & MOLHADOS, A MÍDIA E O SUCESSO. |
THIAGO BRENDO MILFONT DE SOUSA |
 |
“SOU EU QUEM TOCA, SOU EU QUEM DANÇA”: O SECOS & MOLHADOS, A MÍDIA E O SUCESSO. |
THIAGO BRENDO MILFONT DE SOUSA |
 |
“TODOS AO THEATRO”: VIDA TEATRAL E SOCIABILIDADE EM SOBRAL-CE (1867-1927) |
EDILBERTO FLORÊNCIO DOS SANTOS |
 |