AÇÃO MAIS EDUCAÇÃO: IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE FORTALEZA |
MARIA CRISTIANE LOPES DA SILVA |
 |
A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DE ROFESSORES O SÉCULO XXI: REPENSADO A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO |
CAMILA MESQUITA FELIX |
 |
A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA COMO OBJETIVO DO ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ |
WILLANA NOGUEIRA MEDEIROS GALVÃO |
 |
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE |
VANIA MARIA SILVA OLIVEIRA |
 |
A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COMO IMPERATIVO NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ: DA CENTRALIDADE DOS SABERES À CENTRALIDADE DO TRABALHO |
MARIA NUBIA DE ARAUJO |
 |
A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DA DIDÁTICA DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM |
MARIA ISABEL BARROSO TORRES |
 |
A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE NO ÂMBITO EDUCACIONAL |
MAYLANE FLORENCIO DA SILVA |
 |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL |
BRENA DE CÁSSIA MENEZES DE CARVALHO |
 |
A IMPORTANCIA DO USO DO MATERIAL DOURADO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO ESCOLAR NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA |
JOSÉ ALBERTO RODRIGUES DE SOUSA |
 |
A INDISCIPLINA ESCOLAR E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS PRESENTES NO APRENDIZADO |
CARLIANE ALMEIDA NOBRE |
 |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): CONCEITOS, CAMINHOS E ATRIBUIÇÕES |
ALANA DUTRA DO CARMO |
 |
A LEITURA E A ESCRITA NA CRIANÇA: APRECIAÇÃO DE ATIVIDADES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
RAILANE BENTO VIEIRA |
 |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES |
PAULA EVA NUNES MOURA |
 |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DUAS PALAVRAS QUE SE COMPLETAM |
RAFAELA DE SOUSA CARNEIRO |
 |
ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ENSINO COM ACESSO DEMOCRÁTICO OU REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES? |
PATRÍCIA SILVA XAVIER |
 |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ DE 2008 A 2014 |
DANIELY MACIEL ARAÚJO |
 |
A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS |
ALINE LOPES DE AGUIAR |
 |
A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A PRÁXIS PEDAGÓGICA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE |
FRANCISCA CLAUDIVÂNIA GOMES MARTINS |
 |
APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO ENSINO DE HISTÓRIA: QUANDO A RELIGIÃO CRISTÃ TORNA-SE UM IMPASSE |
ADRIANO FERREIRA DE PAULO |
 |
A RÉGUA DE CÁLCULO E SEU POTENCIAL NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
PAULO HENRIQUE SOUSA FONSECA |
 |
A RELEVÂNCIA DO CONTEXTO NO ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
KARLUCY FARIAS DE SOUSA |
 |
A RELEVÂNCIA SIGNIFICATIVA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ATIVIDADES DE INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS NA ESCOLA JOÃO IDÁLIO, ITAPIPOCA-CEARÁ |
AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR |
 |
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE “O SER CRIANÇA” POR CRIANÇAS. |
LO RUAMA AMARO DE OLIVEIRA |
 |
AS DIFERENTES VIVÊNCIAS SOBRE INFÂNCIA ENTRE GERAÇÕES NO SEMIÁRIDO |
ANA CAROLINE GOMES FREITAS |
 |
AS IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS DA RELAÇÃO ENTRE FÍS |
ANA LIGIA MONTEIRO PINTO |
 |
AS TDICS NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL |
ELINE SAHADE MAGALHÃES VIEIRA |
 |
AVALIAÇÃO: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES DE MUDANÇA NA PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE CONTÍNUA |
NEIDE MARIA MACHADO DE FRANÇA |
 |
BANCO MUNDIAL: APRENDIZAGEM PARA TODOS ATÉ 2020 – BREVES NOTAS SOBRE UMA ESTRATÉGIA DE LEGITIMAÇÃO |
REMO MOREIRA BRITO BASTOS |
 |
BREVE REFLEXÃO SOBRE IMAGINAÇÃO E ESCOLA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE DURAND E SAVIANI |
VANICE DA SILVA LINHARES |
 |
CHEGA DE TABUS: ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE FEMININA SEM PRECONCEITOS. |
FRANCISCA CLAUDIVÂNIA GOMES MARTINS |
 |
CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
LAURA ANDRADE SANTIAGO |
 |
CONSTRUINDO TIRINHAS COMO APOIO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
BEATRIZ MARIA PEREIRA MAIA |
 |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE |
JÉSSICA DE ARAÚJO OLIVEIRA |
 |
CORTE DE VERBAS: IMPACTOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
AFRÂNIO VIEIRA FERREIRA |
 |
DA SALA DE AULA AO ESPAÇO CULTURAL FREI TITO DE ALENCAR: UM ELO ENTRE UNIVERSIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL |
THIAGO CESAR MARTINS DO NASCIMENTO |
 |
EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DE UMA ORIENTAÇÃO QUE VISE PROMOVER A AUTONOMIA, A DIVERSIDADE E A IGUALDADE SOCIAL. |
KEYWILLA DA SILVA VENCESLAU |
 |
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: EXPANSÃO PELA VIA DO MERCADO |
EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA |
 |
ESCOLA REGULAR X ESCOLA PROFISSIONAL: AS DIFERENÇAS NA PRÁTICA DOCENTE |
CAMILA MARIA CUNHA DE SOUZA |
 |
ESTUDOS INICIAIS SOBRE UNIDADE BÁSICA DE PROBLEMATIZAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ATIVA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA |
MARINA OLIVEIRA TAVARES |
 |
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA UECE: AS PISTAS QUE O CURRÍCULO PRESCRITO NOS DÁ |
AUGUSTO RIDSON DE ARAÚJO MIRANDA |
 |
FUTUROS PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO Á DISTANCIA |
TRICIA MARIA MARQUES DO BRASIL |
 |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: AVANÇOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO |
LEONARDO FARIAS DA SILVA |
 |
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. |
ALANE DE MORAIS DOS SANTOS |
 |
JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA A SALA DE AULA |
DANIELY MACIEL ARAÚJO |
 |
NÃO SÃO APENAS RABISCOS NO PAPEL: A IMPORTÂNCIA DO DESENHO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO |
ANA CAROLINE SALES ANDRADE |
 |
O ACESSO A TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA |
ANA VIRGÍNIA DOS SANTOS CAMPOS |
 |
OBSERVAÇÃO DO USO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
CAROLINA DOS SANTOS BARRETTO POSSAMAI |
 |
O COLETIVO NA PEDAGOGIA DE MAKARENKO |
VERA CRISTINA RABELO MUNIZ |
 |
O CONCEITO DE SEXUALIDADE SOB A ANÁLISE FOUCAULTIANA |
JARLES LOPES DE MEDEIROS |
 |
O ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UECE |
NATALIA NOGUEIRA SOBRINHO |
 |
O ENSINO RELIGIOSO NA LEITURA E ESCRITA NO ATO DA CRIANÇA |
MARIA SELTA PEREIRA |
 |
O MOVIMENTO EDUCAÇÃO PARA TODOS E A NOVA CONFIGURAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICA NO BRASIL NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS EM EXPANSÃO: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE ESTUDO NA PERSPECTIVA DO PNE |
JONATAS DAVI LIMA |
 |
O OLHAR LEVINASIANO SOBRE A EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO PAUTADA NO RESPEITO À SUBJETIVIDADE E ALTERIDADE. |
VALÉRIA DOS SANTOS SILVA |
 |
O PERFIL PROFISSIONAL DO PEDAGOGO E PRÁXIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
HAMILTON PERNINCK VIEIRA |
 |
O PRONATEC E AS COMPETÊNCIAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE CRISE - UM EXAME ONTO-CRÍTICO |
ANA THYARA LEAL LEMOS |
 |
O RETRATO DAS CRIANÇAS NOS DOCUMENTOS DO CONSELHO TUTELAR DE MASSAPÊ NO ANO DE 2013 |
ROBERTA SOUZA MELO |
 |
OS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO. |
RAYANE MACIEL DA COSTA |
 |
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A SUA RELAÇÃO COM OS SABERES FREIREANOS |
JESSICA DO CARMO CARNETE |
 |
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REALIDADE DOS DEFICIENTES INTELECTUAIS |
VILMA SOARES DUARTE |
 |
OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO |
INGRID CRISTINE DE SOUSA VASCONCELOS |
 |
OS IMPACTOS DOS PROJETOS COM DANÇA NA FORMAÇÃO DE CIDADANIA NA COMUNIDADE DO GRANDE BOM JARDIM |
SILVANA MARQUES FILHO |
 |
OS PROCESSOS DE MOBILIZAÇÃO E PARATICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA: DIAGNÓSTICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL |
LORENA BRENDA SANTOS NASCIMENTO |
 |
O USO PEDAGÓGICO DO FILME “O PRESENTE” EM SALA SE SULA |
MONICA MARIA MATIAS MUNIZ |
 |
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: NA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA |
KELE NUNES HONORATO |
 |
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: PAULO FREIRE |
ANA PRISCILA PENHA |
 |
PERCEPÇÃO DO ESTAGIÁRIO-PROFESSOR SOBRE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUA PRÁTICA NA SALA DE AULA |
FRANCISCO RICARDO MIRANDA PINTO |
 |
PERCEPÇÕES E ANÁLISES ACERCA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA ESCOLA DE CULTURA, COMUNIÇÃO, OFÍCIOS E ARTES - ECOA DA CIDADE DE SOBRAL - CE |
ELLEN CAROLINE BEZERRA ALMEIDA |
 |
PIBID-PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
FRANCISCA GENIFER ANDRADE DE SOUSA |
 |
PNLD E DICIONÁRIOS ESCOLARES: IMPACTOS PEDAGÓGICOS E ACADÊMICOS |
HUGO LEONARDO GOMES DOS SANTOS |
 |
PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA TRABALHAR O CONCEITO DE PAISAGEM GEOGRÁFICA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE CEGOS DO CEARÁ |
FRANCISCO ALAN MARTINS DE SOUSA |
 |
PRINCÍPIOS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
PAULO CÉSAR DA SILVA BATISTA |
 |
PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES DE AVALIAÇÃO |
MARCOS ROBERTO DOS SANTOS AMARAL |
 |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FORMAÇÃO LEITORA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
FRANCISCA MAYANE BENVINDO DOS SANTOS |
 |
PROJETO HORA DE BRINCAR: LUDICIDADE E DIVERSIDADE NA ESCOLA |
BEATRIZ RICARTE SANTOS |
 |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NECESSÁRIA PARA O SÉCULO XXI |
MARLEIDE MARIA VASCONCELOS RIOS |
 |
REFLEXÕES SOBRE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE NAS SÉRIES INICIAIS |
DUNGA CAMILO MOURA |
 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL |
ANDREA DORIA SENA DE CASTRO |
 |
UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA SOBRE A INDISCIPLINA NA ESCOLA |
LEILA MARIA MATIAS MUNIZ |
 |
UMA ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: A BALESTILHA |
ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA |
 |
UMA REFLEXÃO SINTÉTICA SOBRE PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA NA GESTÃO E ENSINO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE PINHO, MACEIÓ-ALAGOAS. |
AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR |
 |
UMA VISÃO DOS DOCENTES E PROGRAMAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CEARÁ |
ANA MARIA SILVA GUEDES |
 |
UM ESTUDO SOBRE O NASCIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE |
MIRLA BRAZ BRAGA |
 |